A equipe de fiscalização da Justiça Eleitoral de Campos apreendeu, na manhã desta quarta-feira (11), quase R$ 40 mil em espécie na casa de Leandro Soares, um cabo eleitoral em Morro do Coco. A ação, motivada por uma denúncia de compra de votos. O cabo eleitoral seria ligado aos candidatos a vereador Marquinhos Bacellar (SD) e a prefeito Bruno Calil (SD). Em seu perfil no Facebook, Leandro convidava para uma reunião nesta quarta, em apoio aos candidatos, na localidade, que só não aconteceu nessa terça-feira (10) por causa chuva. Bruno disse que vai aguardar mais esclarecimentos sobre o fato. Leandro, que está na PF, teria alegado aos ficais que o dinheiro é dele, fruto de economias pessoais, e nega qualquer ilicitude. O blog ainda não conseguiu contato com o candidato a vereador, nem com o cabo eleitoral.
A quantia exata só foi confirmada por volta das 12h31: R$ 38 mil. O dinheiro apreendido foi encaminhado para a sede da Polícia Federal, em Campos. Já o cabo eleitoral foi convidado a acompanhar a equipe de fiscalização até a PF, uma vez que a legislação eleitoral veta prisão neste período, a não ser em flagrante, e o fato de guardar dinheiro em casa não é crime. O valor ficará na PF até, no mínimo, após a eleição e só será devolvido a Leandro caso ele consiga explicar a sua origem.
Em nota, o candidato a prefeito Bruno Calil informou que “antes de qualquer manifestação, cabe à Justiça Eleitoral esclarecer junto à imprensa o que de fato foi apreendido e quais são as acusações. Ao que consta, não há crime em possuir dinheiro em casa, desde que haja a devida comprovação de sua origem, o que deve ser feito juntamente às autoridades competentes”.
A equipe de fiscalização também fez buscas em mais duas residências, a da mãe do cabo eleitoral e de uma vizinha.
Folha1
Nenhum comentário:
Postar um comentário