O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) publicou, nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial, o calendário de vencimento do licenciamento anual e fiscalização do exercício de 2021.
Os proprietários de veículos registrados no Espírito Santo devem ficar atentos às datas de pagamento, que são definidas de acordo com o número final da placa do veículo, seguindo o calendário de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já divulgado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).
O Documento Único de Arrecadação (DUA), assim como nos anos anteriores, não será enviado para o endereço dos proprietários de veículos e deverá ser impresso no site do Detran, na área de serviços on-line de veículos.
Após o pagamento, os proprietários deverão imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e), também no site do Detran, na opção "CRLV Eletrônico" na área de veículos. Também é possível utilizar a versão digital do documento no aparelho celular ou no tablet baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Os proprietários de carros, caminhonetas, utilitários, motocicletas, ciclomotores e motor-casa que optarem pelo pagamento da cota única do IPVA com 5% de desconto até o vencimento, assim como de veículos isentos de IPVA, terão o vencimento em abril de 2021.
Já aqueles que preferirem pagar o IPVA em cotas separadas terão o vencimento do licenciamento junto com a quarta e última cota do imposto no mês de julho do próximo ano.
Já os proprietários de caminhão, ônibus, micro-ônibus e caminhão trator deverão quitar o licenciamento anual do veículo entre março e julho de acordo com o final da placa, caso optem pelo pagamento da conta única do IPVA, ou entre abril e agosto junto com a segunda cota do IPVA.
O Detran destacou que o licenciamento é uma permissão para trafegar em vias públicas com o veículo, sendo comprovado por meio do CRLV, seja o documento eletrônico impresso no site do Detran, seja o digital no celular ou tablet. Além disso, todos os veículos devem renovar o licenciamento anualmente, com o recolhimento de impostos, taxas e multas devidas pelo proprietário.
O calendário de fiscalização do licenciamento tem início no dia 27 de agosto para os veículos leves, como automóveis, motocicletas, ciclomotores, caminhonetas, utilitários e motor-casa.
No dia 13 de setembro, inicia-se a fiscalização para veículos pesados, como caminhões, ônibus e micro-ônibus.
G1/ES
Nenhum comentário:
Postar um comentário