Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

CONCURSO BOMBEIROS RJ TEMPORÁRIOS: FUNRIO É A BANCA MAIS COTADA

O concurso Bombeiros RJ, que contará com até 3 mil vagas temporárias para soldados e oficiais, pode ter a Funrio como banca. Entenda!
O próximo concurso Bombeiros RJ, com até 3 mil vagas temporárias, pode ter a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência ligada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Funrio) como banca organizadora.
Conforme um relatório da Diretoria Geral de Apoio Logístico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, apresentado na última quarta-feira, 13, a Funrio foi declarada vencedora do processo.
Ainda segundo o documento, ocorrera uma "busca maciça" por cotações, todavia, das empresas contatadas, apenas sete retornaram às solicitações da comissão com cotações dentro do prazo estipulado.
"Pesando o interesse público, bem como a otimização do serviço a ser prestado, este órgão técnico decidiu por concluir, salvo melhor juízo a quem compete aprovar, esta pesquisa de mercado", finaliza o documento, indicando a Funrio como vencedora do processo.
Ainda na última quarta, 13, o relatório foi enviado para análise e, posteriormente, será avaliado pelo Departamento Geral de Administração e Finanças (DGAF).
Se aprovado, a escolha da banca deverá ser anunciada oficialmente, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado. Somente após a assinatura do contrato entre as partes, o edital poderá ser publicado.
Confira os requisitos para o concurso Bombeiros RJ
O concurso Bombeiros RJ contará com vagas para temporários, nos cargos de soldado e oficial, sendo este último para o quadro da Saúde.
Conforme a proposta técnico-orçamentária para a realização da seleção, no caso dos soldados, haverá oportunidades para combatente, motorista (combatente com CNH tipo B), guarda-vidas e técnicos de enfermagem e socorrista. 
Já as vagas para oficiais temporários serão para o posto de 1° tenente, nas áreas da Saúde, nos cargos de: médico (diversas especialidades); enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.
Ainda segundo a proposta, para as vagas de 1º tenente temporário, a escolaridade exigida será o nível superior completo, com graduação na área de interesse. Nos casos dos médicos especialistas, será exigida ainda especialização correspondente.
Já para as vagas de soldado temporário será preciso ter o nível médio completo. Nos casos das oportunidades para técnicos de enfermagem, será exigido curso técnico na área.
Além da escolaridade, como prevê o Serviço Militar Temporário Voluntário, a idade máxima para ocupar o posto de praça temporário será de 25 anos e a de oficial temporário de 35 anos.
Ainda de acordo com a lei que regulamenta o SMTV, tanto os praças quanto os oficiais temporários terão, no segundo ano de serviço, remuneração similar, mas não superior, a um bombeiro da classe ou nível e escala hierárquica.
Resumo sobre a seleção!
Órgão: Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ)
Cargos: soldado e oficial
Vagas: 3 mil temporárias
Requisitos: níveis médio e superior, com idade entre 25 e 35 anos, respectivamente
Remuneração: salário similar a de um bombeiro a partir do segundo ano
Banca: Funrio (a definir)
Edital: previsto para 2021
Saiba como serão as provas do CBMERJ
Ao todo, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro espera receber até 100 mil inscritos para a seleção de temporários.
Como informado pelo ex-comandante do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr., em entrevista à Folha Dirigida em setembro, o concurso Bombeiros RJ para temporários terá duas etapas de seleção.
No entanto, a proposta técnica revelou detalhes sobre esse processo. A prova objetiva será a primeira etapa e contará com 50 questões para soldados e 60 para oficiais temporários.
As disciplinas também irão variar conforme a carreira e especialidade escolhidas pelo candidato. Nesse caso, a avaliação terá a seguinte distribuição:
Médico socorrista
15 questões de Língua Portuguesa; e
45 de Conhecimentos de Medicina e Medicina de Emergência.
Médico (demais especialidades)
15 questões de Língua Portuguesa;
20 de Conhecimentos de Medicina e Medicina de Emergência; e
25 questões específicas da área da Medicina correspondente.
Enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo
15 questões de Língua Portuguesa; e
45 específicas da área correspondente.
Soldado combatente e motorista
15 questões de Língua Portuguesa;
15 questões de Matemática; e
20 questões de Raciocínio Lógico.
Soldado técnico de enfermagem e socorrista
15 questões de Língua Portuguesa;
dez questões de Matemática; e
25 questões de Conhecimentos Específicos.
Soldado guarda-vidas
15 questões de Língua Portuguesa;
15 questões de Matemática; e
20 questões de Raciocínio Lógico.
Os aprovados realizarão o Teste de Aptidão Física (TAF). A aplicação das etapas deverá ser realizada em todo o Estado do Rio de Janeiro, de forma regionalizada.

Folha Dirigida/Por: Juliana Goes

Nenhum comentário:

Postar um comentário