“Graças a venda dos docinhos e as doações eu consegui pagar minha
matrícula", conta Ana Luíza, de 17 anos — Foto: Alice Sousa
Ana Luíza Peçanha, de 17 anos, montou uma banca de doces no maior local de aplicação da prova do Enem em Campos, no Norte Fluminense, neste domingo (24) — Foto: Alice Sousa
Quem fez o segundo dia de prova do Enem neste domingo (24) no maior local de aplicação de Campos, no Norte Fluminense, não pôde deixar de perceber a banca de doces da estudante Ana Luíza Peçanha, de 17 anos. A jovem passou para faculdade de Medicina de Itaperuna, no Noroeste do estado, mas precisa conseguir R$ 40 mil para garantir a vaga até que o resultado do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) saia.
Ana Luíza fez a prova para uma universidade particular em dezembro e contava com a nota do Enem 2020 para conseguir o financiamento. Como o exame foi adiado diversas vezes e as notas da edição do ano passado serão divulgadas apenas em março, não será possível usar o desempenho desta edição para concorrer ao financiamento estudantil do primeiro semestre, apenas na edição que abre inscrições em abril.
De acordo com a mãe da estudante, Andréa Peçanha, cursar medicina é um sonho para Ana Luíza, por isso toda a família está se empenhando para ajudá-la.
“Desde pequena ela sempre falava que queria ser médica, mas quando ela viu a nossa condição financeira ela começou dizendo que seguiria outras profissões. Aí quando foi em agosto ela me chamou no quarto e falou que queria muito fazer medicina. Então eu falei: Minha filha, tenta. A gente vai colocar o pé e Deus vai colocar o chão”, relembra a mãe emocionada.
Para isso, Ana Luíza e familiares têm vendido doces em bairros da cidade, como a Pelinca, e feito vaquinhas online.
“Graças a venda dos docinhos e as doações eu consegui pagar minha matrícula e agora eu preciso contar com a ajuda das pessoas para poder pagar as mensalidades até maio, que é a previsão do Fies. E a partir dele, ter o financiamento integral das minhas mensalidades”, explica a jovem.
Estudantes que saíam da prova do Enem parabenizaram a família pela iniciativa e perseverança, além de ajudarem comprando os docinhos. Ana Luíza vai continuar com a venda e quem quiser encomendar doces pode entrar em contato com ela pelo número (22) 99607-0643.
G1/Norte Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário