No dia 06 de fevereiro de 2017, ocorreu a fundação da Escola de Música MusicArt, por Thadeu de Moraes Almeida.
Trata-se da 3a. escola de música em nosso município. As outras são a JEMAJ Musical, de Anízia Pimentel, e Cristo Rei, de Marise Xavier.
Bom Jesus é um dos poucos municípios interioranos, que têm o privilégio de contar com esse número de escolas de música.
Thadeu de Moraes Almeida é pianista e organista, nascido em Bom Jesus do Itabapoana, estado do Rio de Janeiro.
Pela Escola de Música da UFRJ, possui os títulos de Bacharel em Piano e Mestre em Música. De acordo com seus interesses na área da pesquisa musicológica, em especial sobre a música brasileira, trabalhou com os professores Dr. Antonio José Augusto e Dra. Maria Alice Volpe no resgate histórico-musical dos compositores Henrique Alves de Mesquita (1830-1903) e Homero de Sá Barreto (1884- 1924), respectivamente.
Sua dissertação de mestrado analisa os dois primeiros concursos para provimento do cargo de professor no Instituto Nacional de Música (que foi o órgão oficial de ensino de música no Brasil, com sede no Rio de Janeiro), nos anos de 1916 e 1917, contextualizados na história institucional deste organismo que foi lugar privilegiado de práticas e ensino musical, no período de 1890 a 1917.
Participou de inúmeros recitais e apresentações em diversas cidades brasileiras. Desde 2004, vem se dedicando à pesquisa da música sacra-litúrgica polifônica e da prática do canto gregoriano na Paróquia Pessoal do Senhor Bom Jesus Crucificado e do Imaculado Coração de Maria, em Bom Jesus do Itabapoana.
Em 2019, assumiu o cargo de organista na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora no monumental órgão Tamburini, instalado na basílica em 1956, que é um dos cinco maiores do mundo. Dedica-se a projetos envolvendo a música câmara, o que o levou a realizar concertos nas mais diversas formações.
Destaca-se a sua atuação no Duo Omnia Brasil (piano/órgão e trompa), em parceria com o trompista Antonio Augusto. Este Duo, formado 2011, se apresentou em diversas cidades do país explorando o repertório existente para esta formação, principalmente o repertório brasileiro, e estimulando a criação de novas obras para trompa e piano/órgão. Em 2013, o Duo foi agraciado com o Prêmio FUNARTE de Concertos Didáticos realizando oito apresentações por cidades do norte fluminense e sul capixaba.
Em fevereiro de 2017, fundou, em sociedade com a Profª. Juliana Pimentel a Escola de Música MusicArt, em Bom Jesus do Itabapoana, onde vem se dedicando à formação musical de dezenas de alunos de todas as idades.
O Norte Fluminense
Gostaria de parabenizar a Escola pelos seus 4 anos de fundação e aproveitar para fazer um pedido de doação de sangue para a mãe do nosso querido organista Thadeu Almeida, Maria Aparecida Magalhães de Moraes Almeida, que se encontra em tratamento na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Hospital Evangélico. Desde já meus agradecimentos.
ResponderExcluirObrigado, Márcia!
ExcluirParabéns mesmo!
ResponderExcluirGostaria de saber, se há algum incentivo da parte do governo, porque eu acho tão importante a música, quem estuda a música melhora tudo, coisa mais linda, transformar um texto escrito, em música uma arte.
Não, não possuímos nenhum aporto público. Obrigado pela valorização da arte musical.
ResponderExcluir