Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

CAMPOS SEM VACINA PARA IDOSOS E COM FLEXIBILIZAÇÃO DAS RESTRIÇÕES

Vacinação de idosos com mais de 90 anos (Fotos: Genilson Pessanha

No nível III — fase amarela, que indica situação de atenção do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais — o município de Campos permite, via decreto, a entrada nos shoppings centers de idosos e crianças, bem como atividade de bares, restaurantes e congêneres até as 3h. Ao mesmo tempo, a vacinação dos idosos está suspensa, devido à escassez da vacina. O respiro fica por conta do anúncio, nesta terça-feira (23), também, de que o imunizante da Pfizer é o primeiro contra a Covid a obter registro definitivo no Brasil.
Mesmo com toda expectativa e aflição, os idosos na faixa dos 80 a 89 anos de Campos terão que esperar. A Prefeitura suspendeu a vacinação devido à escassez do imunizante em seu estoque, que conta com cerca de 2 mil doses. Para esse público alvo, de aproximadamente 11 mil pessoas, para garantir as duas doses são necessárias 22 mil aplicações.
— Estou há quase um ano fazendo o isolamento, usando máscara, evitando contato com parentes mais próximos, até com meus netos que amo e, agora, essa notícia me deixou muito desanimada. Justo quando começava a sentir um pouco de alívio. Mas, vou continuar firme esperando minha vez na fila — disse Maria Rosa Gonçalves, de 84 anos.
A idosa não está sozinha na espera pela vacina. Segundo o blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa, vários municípios do interior e capitais em todo o país estão sofrendo com a falta de vacinas. Apenas 2,83% dos brasileiros receberam a 1ª dose. Desses, 0,60% já receberam as duas doses e estão imunizados.
As autoridades municipais também estão de olho nos “fura fila” da vacina. A Câmara de Campos aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do vereador Bruno Vianna (PSL) que determina multa de R$ 25 mil para quem passar na frente do grupo prioritário da vez, além das penas legais da Justiça pela infração. O valor será dobrado caso seja algum político.
Ainda sobre o coronavírus e seu enfrentamento, no Legislativo, durante sessão, os parlamentares Anderson de Matos (do Republicanos e pastor da Igreja Universal do Reino de Deus) e Nildo Cardoso (PSL) não se entenderam quanto ao projeto que trata do fechamento de templos religiosos, em caso de lockdown.
Quanto ao novo decreto, o município atualizou as medidas de prevenção e combate à Covid-19 já estão valendo até a próxima segunda-feira, 1º de março.
Segundo o novo decreto, ficam mantidas as medidas constantes no decreto 53/2021, quais sejam a liberação de entrada nos shoppings centers para idosos e crianças, bem como atividade de bares, restaurantes e congêneres até as 3h, estando permitida a atividade de música ao vivo com dois componentes devendo ser respeitado o distanciamento social e as regras de higiene. Também está liberado o estacionamento de veículos na orla da Praia do Farol de São Thomé.
Mais profissionais da saúde são vacinados
Mais um grupo de profissionais ligados à área de saúde começou a ser vacinado em Campos. São eles: Farmacêuticos, médicos, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A aplicação está acontecendo por ordem alfabética, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e no Guarus Plaza Shopping. Para receber a primeira dose, os profissionais devem apresentar identidade, carteira do conselho profissional, CPF e comprovante de residência.
A vacinação segue nesta quarta (24) e quinta (25), com a repescagem na sexta-feira, das 9h às 15h. Seguindo a ordem: Quarta será a vez dos profissionais da letra J a O; na quinta, da letra P a Z.
Boletim Covid - O município, nesta segunda-feira (22), confirmou nove novos casos e nenhuma morte nas últimas 48 horas. Desde o início da pandemia, o município registrou 20.586 casos confirmados, dos quais 18.906 pacientes estão recuperados. Já foram registradas 714 mortes em decorrência do novo coronavírus.
De acordo com o município, 56.233 pessoas apresentaram sintomas suspeitos do vírus e são acompanhadas pelas equipes de saúde. A Prefeitura também informou que 11.701 já foram imunizadas e a ocupação dos leitos de UTI está em 41,7%.
Imunizante da Pfizer tem registro sanitário
Na luta contra o vírus invisível, pelo menos uma vitória pode ser comemorada nesta terça. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro definitivo à vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19.A vacina é a primeira a obter o registro sanitário definitivo no país, porém ela ainda não está disponível em solo brasileiro.
O registro definitivo foi concedido 17 dias após o pedido da Pfizer. Com a autorização, a vacina poderá ser aplicada em todos com 16 anos ou mais, e não apenas nos grupos prioritários, como ocorre com o registro emergencial. O registro autoriza, ainda, a importação da vacina. Por outro lado, o Brasil não tem doses disponíveis ou acordo de compra. Com o registro sanitário definitivo será permite a comercialização da vacina pelos setores privados. As duas vacinas, CoronaVac e Oxford (Covishield), que já estão sendo aplicadas na população receberam outro tipo de aprovação: apenas para uso emergencial.
Distribuição - O governo do Estado do Rio entregou mais um lote de vacinas CoronaVac na segunda-feira (22.) No Norte Fluminense, Campos recebeu 539 doses. Outros municípios como São Fidélis, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra também receberam.

Fonte: Folha 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário