A Educação de Jovens e Adultos é formada por uma população de trabalhadores estudantes composta por idosos, adultos e jovens, com histórico de vulnerabilização social, que precisou interromper os estudos para trabalhar, cuidar da família, exercer a maternância, ajudar no sustento da casa, dentre inúmeras outras situações dificultadoras. A pandemia de Covid-19 vem se somar a essa desigualdade social que perpassa os sujeitos da EJA, traçando um quadro que os deixa ainda mais invisibilizados. Grande parte desses sujeitos é composta por idosos, o que contribui para as dificuldades com o acesso às aulas online pela falta de equipamentos e habilidade em manejá-los, além da dificuldade de aquisição de internet que dá acesso às aulas, o que demanda tempo e depender da ajuda de terceiros.
Um dos aspectos positivos da EJA, além do acesso à educação, são os encontros diários dos alunos, o que constitui um fator importante no que se refere ao convívio e interação social. Nesse sentido, a escola é vista como um território de construção de identidades onde os alunos vão em busca de outro bem precioso: o convívio. Esta questão se justifica porque muitos deles vivem sozinhos ou em companhia de parentes mais jovens que trabalham durante todo o dia, o que impossibilita a interação plena.
A afetividade é uma ferramenta fundamental no processo educativo, influenciando diretamente no cognitivo do educando e contribuindo para uma aprendizagem de qualidade. Esta auxilia no desenvolvendo intelectual dos educandos, ajudando-os a se reconhecerem como indivíduos autônomos. Por este motivo, a Coordenadora da EJA de Bom Jesus do Itabapoana, Christiany Rodrigues, juntamente com a equipe docente da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (E. M.Dr Francisco Baptista de Oliveira - Professora Milvanete Moreira; E.M. Francisco Borges Sobrinho - Professora Angélica Azevedo Papa; E.M. Prof°Otília Vieira Campos - Professora Maria Gomes; E.M Luiz Tito de Almeida - Professora Valéria Resende; É. M Luzia Gomes Freire - Professora Viviane Rodrigues), com intuito de manter o vínculo afetivo e o interesse pela aprendizagem durante a pandemia, estão enviando atividades para os alunos e em alguns momentos a professora tem ido pessoalmente fazer a entregar as atividades.
Ascom
Blog do Jailton da Penha
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