A Secretaria de Estado de Saúde (SES) concluiu, nesta segunda-feira (10), a entrega de 627.180 doses de vacina contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. Foram distribuídas 531.200 doses de Oxford/AstraZeneca e 95.980 de CoronaVac. A operação aérea de hoje foi concluída em seis horas.
As doses de CoronaVac são indicadas à segunda aplicação de pessoas com 60 a 64 anos, forças de segurança e salvamento e armadas e trabalhadores da saúde. Quanto ao imunizante da Oxford/AstraZeneca, 200 mil doses foram destinadas para utilização como primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente. As outras 331.200 doses devem ser usadas como segunda aplicação de trabalhadores da saúde, pessoas de 65 a 69 anos e de 85 a 89 anos, povos e comunidades tradicionais quilombolas.
Cinco helicópteros, sendo um da Secretaria de Estado de Saúde, um do Corpo de Bombeiros, um do Governo do Estado, um da Polícia Militar e um da Polícia Civil, realizaram hoje (10) a distribuição aérea dos imunizantes para 70 municípios. Para outras 18 cidades das regiões Metropolitanas I e II, a entrega também foi realizada nesta segunda-feira, mas por via terrestre.
O município do Rio de Janeiro fez a retirada de parte do seu lote na quinta (06) e o restante na sexta (07) na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA), em Niterói. São Gonçalo, Maricá e Niterói retiraram parte de suas doses na sexta (07) e o restante no sábado (08), também na CGA.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), enviou ofício aos 92 municípios para que informassem o total de doses de segunda aplicação da vacina CoronaVac que estavam pendentes. O documento foi encaminhado na última quarta-feira (05). A planilha, com cerca de 350 mil doses, repassada ao Ministério da Saúde não trata apenas das doses em atraso, mas também das que devem ser aplicadas nas próximas semanas.
Em reunião com a direção do Conselho de Secretários Municipais (Cosems), ficou definido que as doses de CoronaVac que chegaram ao estado no último fim de semana serão enviadas aos municípios que informaram estar em déficit. Dessa forma, os imunizantes foram distribuídos de forma equânime e proporcional, de acordo com o total informado por cada Secretaria municipal de Saúde.
A SES reforça que os municípios são responsáveis por aplicar a vacina e informar os dados no sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) envia rotineiramente ao Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública planilhas com os quantitativos atualizados de doses distribuídas por municípios. De acordo com o quantitativo de doses de Coronavac já enviado pelo Ministério da Saúde ao estado e distribuído pela SES aos municípios, não há pendências. Os dados também estão disponíveis no site do vacinômetro (https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/vacinometro).
SES-RJ
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário