Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2022

PROMOTOR AILTON DO CANTO É HOMENAGEADO

O Promotor de Justiça, Dr. Ailton Barbosa do Canto, foi homenageado pela Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), pelos seus 31 anos de carreira como Promotor. Em entrevista ao Broinha Notícias (BN), Ailton falou do caso que marcou sua trajetória até o dia de hoje.
Antes de ser promotor, Ailton do Canto atuava como Escrivão Judiciário do TJES, no município de Apiacá, onde também assumiu a Comarca como Promotor de Justiça, um dia após deixar o cargo de escrivão.
- Foi uma situação bastante interessante! Meu último dia de trabalho como escrivão foi em Apiacá, no dia quinze de janeiro de mil novecentos e noventa e um, e no dia dezesseis de janeiro do mesmo ano, ou seja, no dia seguinte, retornei como Promotor de Justiça, substituindo na época, o Doutor Veraldo, que estava de férias – explicou Ailton.
No dia 23 de fevereiro de 1993, Dr. Ailton Barbosa do Canto, assumiu a Comarca de São José do Calçado, cidade palco de um crime de marcou sua carreira. Para Ailton, o assassinato de um jovem, cometido pelo próprio pai, marcou seus 31 anos como Promotor de Justiça.
- Usando de uma faca. O pai matou o filho no meio da rua. Deu algumas facadas no tórax do próprio filho, este já deitado de barriga para cima, no meio da rua. Ele ajoelhou sobre o filho, enquanto este gritava: para pai, para pai! O pai saiu e voltou em direção à sua casa, mas olhou para trás e viu seu filho mexendo e disse: ah, você ainda está vivo! Voltou e deu mais facadas. Foi muito triste! – recorda com triste o Promotor.
Ailton revela que sonhava em trabalhar em São José do Calçado, e que por esse motivo, não aceitou as promoções normais da carreira.
- Trabalhar em Calçado era um sonho que realizei. Eu amo esta minha cidade! Fui muito bem acolhido! Tenho um sentimento nobre pelo povo calçadense – revela Ailton Barbosa.
Atualmente, Ailton Barbosa do Canto, está à frente das Comarcas de São José do Calçado e Dores do Rio Preto. Também é substituto automático em Bom Jesus do Norte e Apiacá. Atua ainda como Promotor de Justiça Eleitoral – Justiça Federal, nos municípios de Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Apiacá e Dores do Rio Preto. Além disso, Ailton do Canto, possui designações temporárias em várias outras cidades, onde cumpre pautas de audiência, como por exemplo, em Viana, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Vitória e Colatina.

Broinha Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário