Começou nesta terça-feira (11/10) em Bom Jesus do Itabapoana o cadastramento para protetores, abrigos ou pessoas físicas que cuidam de animais domésticos (cães e gatos) e querem fazer a castração deles. O projeto RJ PET é da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, tem apoio da Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, e quer castrar 100 mil animais até o fim do ano.
A castração é um procedimento cirúrgico seguro, que contribui para o controle de natalidade e para diminuir o número de animais abandonados nas ruas das cidades. Além disso, também colabora para evitar diversas doenças (zoonoses) em cães e gatos.
Cada protetor independente precisa comprovar sua atividade, podendo esterilizar até oito animais em 30 dias nas clínicas credenciadas. O número de castrações realizadas por ONGs varia de acordo com a quantidade de protetores que compõem o projeto. As pessoas físicas poderão castrar um animal por mês.
Para ter acesso ao serviço, basta fazer o cadastro através do e-mail rjpet@agricultura.rj.gov.br enviando: documento de identidade com foto; comprovante de residência no Estado do Rio; documentos que comprovem a prática de protetor; declaração de um médico veterinário reconhecendo o trabalho de protetor realizado; dados completos do local de acolhimento dos animais; informar telefone e e-mail. O Gabinete do prefeito, as secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos e de Saúde darão apoio ao projeto.
Ascom PMBJI
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário