Coordenador do Laboratório de Café ministrou estação temática e estudantes participaram da análise dos finalistas da competição
O Laboratório de Café do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, coordenado pelo professor Daniel Coelho, marcou presença na Festa da Flor do Café, realizada em Conceição de Muqui, em Mimoso do Sul, no dia 24 de setembro. O docente e as estudantes Tatiana Borges e Larissa Barcellos, do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos, integraram a comissão julgadora dos cafés do concurso.
Eles provaram 11 bebidas na final da competição para eleger os premiados. Atributos como sabor, aroma, corpo, doçura e acidez são alguns dos aspectos avaliados para decidir o campeão, eleito a partir da média da nota de todos os avaliadores.
Além do concurso, o evento proporcionou capacitação aos participantes. Daniel esteve à frente de uma das estações temáticas e ensinou aos produtores sobre a técnica de fermentação de cafés. “É uma técnica que não faz mágica, mas transforma, traz algo novo, diferente, mais complexo, para um café que já é bom. Mas é uma lapidação, um brilho a mais que você consegue trazer ao café em função desse tipo de processamento pós-colheita”, explica o professor. A Festa da Flor do Café é realizada pela comunidade de Conceição de Muqui e teve apoio do Incaper.
O serviço de análise de cafés, entre outros, também pode ser contratado por meio da AlQualis Jr., empresa júnior do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFF Bom Jesus. Mais informações podem ser obtidas por meio do perfil do Café do Agrícola ou da AlQualis Jr. nas redes sociais.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana
Nenhum comentário:
Postar um comentário