A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Bom Jesus do Itabapoana realizou nos dias 25 e 26 de maio, a Primeira Conferência Municipal de Educação Especial 2023. O evento reuniu professores, pedagogos e demais profissionais da rede de Educação do município em dois momentos.
A abertura (quinta-feira, 25/05) foi realizada no Colégio Estadual Roberto Silveira e o público-alvo pôde assistir uma palestra com a professora, com formação em Saúde Mental, Helen Silvia. Ela falou sobre a inclusão, mas não dos alunos com deficiência e sim dos alunos considerados normais. Segundo Helen, são estes que precisam ser incluídos na vida dos colegas.
Já quem tem alguma deficiência precisa se adaptar aos recursos criados para eles, que são muitos hoje em dia. “O que adianta ter um intérprete de LIBRAS na escola se a criança surda não aprendeu esta linguagem, por exemplo? Ela tem que ser alfabetizada em LIBRAS primeiro para usufruir deste recurso.”
O prefeito Paulo Sergio Cyrillo participou desta etapa e fez questão de deixar uma mensagem: “Quero agradecer a presença de vocês, que constroem o dia a dia das escolas de Bom Jesus. Fazemos questão de não apenas dizer, mas de praticar, uma Educação inclusiva, que está sempre em primeiro lugar em nossa administração”, afirmou.
No segundo dia da conferência (sexta-feira, 26/05) os profissionais chegaram bem cedo à Escola Municipal Anacleto José Borges (7h30). Logo após o café de boas-vindas, foram apresentados dez temas selecionados pelo departamento pedagógico para serem trabalhados em grupos. Cada professor pôde escolher o que mais lhe interessava. Foram eles: Gestão Escolar e Educação Inclusiva; As relações entre Escola e família na perspectiva de uma Educação Inclusiva; O bullying nas escolas com alunos que apresentam necessidades especiais; O Capacitismo e os desafios das pessoas com deficiência; Processos de alfabetização de crianças com deficiência intelectual e transtornos globais de aprendizagem: uma aposta na mediação pedagógica; Direito à Educação e Educação Especial na perspectiva Inclusiva; Práticas Pedagógicas Inclusivas na Escola Regular: o Planejamento Individualizado; A inclusão de crianças especiais na Educação Infantil; A intervenção pedagógica no atendimento na sala do AEE (Atendimento Educacional Especializado) em parceria com o professor da sala de aula regular; e A intervenção pedagógica com os estudantes que apresentam altas habilidades ou superdotação. Após a divisão dos grupos em salas de aula onde ocorreram os debates, foi realizada a plenária final. Neste momento os representantes de cada grupo apresentaram os resultados e as ideias, que poderão ser adotadas na aplicação da Educação Especial. Além do trabalho, os profissionais puderam ter momentos de confraternização, já que muitos encontraram colegas com quem trabalharam em escolas e épocas diferentes.
Ascom PMBJI
Redação BJI
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