Bom Jesus do Itabapoana comemorou nesta quarta-feira (13/08), pela primeira vez, o Dia Municipal do Imigrante Açoriano. A data foi instituída pela Lei 1.867, de 6 de fevereiro de 2025 (proposição do vereador Clerinho da Soledade e sanção do vice-presidente do Legislativo, José Luiz do Carmo), aprovada pela Câmara de Vereadores.
Em solenidade, realizada na Praça Governador Portela, também foi inaugurado o Monumento à Imigração Açoriana no Vale do Itabapoana. O momento, histórico para bonjesuenses e açorianos, foi conduzido pelo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, o prefeito Paulo Sérgio Cyrillo e o presidente da Casa dos Açores do Espírito Santo, Nino Moreira Serôdio.
A escolha do dia para a comemoração e do local do monumento se deve ao fato de que foi num 13 de agosto (1947) que faleceu o Padre Antônio Francisco de Mello. Pároco da matriz do Senhor Bom Jesus e criador da tradicional Festa de Agosto, inspirada na festa açoriana do Divino Espírito Santo.
O Padre Mello pediu à comunidade que desse a continuidade à festa depois da sua morte. No coração da cidade, a praça Governador Portela tem agora o Monumento à Imigração e quatro bustos, todos eles ligados ao arquipélago que integra a República Portuguesa: um do açoriano Padre Mello e três de “açordescendentes”: dos irmãos e ex-governadores do Estado do Rio, Roberto e Badger Silveira, e do médico humanista José Vieira Seródio.
“É tempo de memória e gratidão. Tempo de rever, com olhos do coração, os gestos, as obras e os sonhos que essas figuras ilustres semearam em nosso solo. Foram homens de luz, cuja presença transcendeu o tempo, deixando marcas profundas nas esferas política, social e espiritual de Bom Jesus do Itabapoana”.
Ascom PMBJI
Blog Redação News BJI
Nenhum comentário:
Postar um comentário