Páginas

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

FESTA DE AGOSTO NÃO É O ANIVERSÁRIO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA

A Festa de Agosto é uma das tradições mais marcantes de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), realizada anualmente em homenagem ao padroeiro da cidade, o Senhor Bom Jesus. Apesar de ocorrer em agosto e ser feriado municipal no dia 15, a festa não é o aniversário do município.
O aniversário de Bom Jesus do Itabapoana está ligado à sua emancipação político-administrativa. Em 14 de dezembro de 1938, o Interventor Federal Ernâni do Amaral Peixoto assinou o Decreto-lei nº 633, criando o município, que foi oficialmente instalado em 1º de janeiro de 1939, no prédio onde hoje funciona o Big Hotel. Na ocasião, José de Oliveira Borges, conhecido como Zezé Borges, foi nomeado prefeito.
Já a Festa de Agosto, de cunho religioso e cultural, é realizada desde 1948 e está entre as mais tradicionais do Noroeste Fluminense, figurando no mapa turístico do interior do Estado. Paralelamente, acontece a Expocavil, feira agropecuária lançada em 1950, que reúne produtores rurais e expositores.
Além das atividades religiosas, como missas e procissões, a programação da festa inclui shows musicais, apresentações culturais, parque de diversões, as famosas barraquinhas e barracas gastronômicas. O evento também abre espaço para artistas plásticos, fotógrafos, escritores, poetas e músicos apresentarem seus trabalhos, atraindo visitantes de diversas localidades e movimentando a economia regional.

📜 Linha do Tempo – Festa de Agosto

  • 14 de dezembro de 1938 – O Interventor Federal Ernâni do Amaral Peixoto assina o Decreto-lei nº 633, criando o município de Bom Jesus do Itabapoana.

  • 1º de janeiro de 1939 – Instalação oficial do município no prédio onde hoje está situado o Big Hotel. Zezé Borges é nomeado o primeiro prefeito.

  • 1948 – Realiza-se a primeira Festa de Agosto em homenagem ao padroeiro Senhor Bom Jesus, com procissão, missa e comemorações populares.

  • 1950 – Lançamento da Expocavil (Exposição e Cavalgada de Vila Nova), feira agropecuária que passa a acontecer paralelamente à Festa de Agosto.

  • Década de 1960 – A festa ganha mais estrutura, com a instalação de parque de diversões e shows musicais.

  • Década de 1980 – Artistas plásticos, fotógrafos, escritores e músicos passam a ter espaço na programação cultural da festa.

  • Anos 2000 – A Festa de Agosto consolida-se como um dos maiores eventos do Noroeste Fluminense, atraindo visitantes de todo o estado e de regiões vizinhas de Minas Gerais e Espírito Santo.

  • Atualidade – O evento segue reunindo religiosidade, cultura, música, gastronomia e agronegócio, mantendo viva uma tradição de mais de 75 anos. 


Blog Redação News BJI

Nenhum comentário:

Postar um comentário