O Secretário Municipal de Saúde de Itaperuna, o bonjesuense Sávio Saboia, destacou a importância da descentralização dos serviços de saúde ao promover uma ação de grande impacto no Distrito de Boa ventura. O Secretário conversou com a moradora Dona Sônia Regina, de 57 anos, em frente a uma fábrica que emprega mais de 600 mulheres, reforçando a estratégia de levar exames essenciais para perto da população.
Superando Barreiras: O Impacto do Mamógrafo no Local
Durante a conversa, Dona Sônia Regina, que nunca havia feito uma mamografia apesar da idade, resumiu a realidade de muitas mulheres: "nunca tem tempo de ir ao médico". Ela explicou que, quando está empregada, falta tempo, e quando tem tempo, falta dinheiro para o deslocamento e o procedimento.
Sávio Saboia afirmou que essa é a realidade de "centenas de mulheres" e que a presença do mamógrafo móvel (exames de imagem) na própria fábrica, em Boaventura, é uma quebra dessas barreiras logísticas e financeiras.
Programa de Descentralização da Saúde
O Secretário ressaltou que a ação em Boaventura, quase no encerramento do Outubro Rosa, faz parte de um programa de descentralização da Secretaria de Saúde que começou em fevereiro.
O programa visa levar exames de imagem diretamente aos distritos, garantindo que a prevenção e o diagnóstico precoce cheguem a quem mais precisa e longe do centro da cidade.
A ação na fábrica, que emprega mais de 600 mulheres, foi descrita pelo Secretário como o "fechamento do Outubro Rosa com chave de ouro", destacando a parceria para atender o máximo de trabalhadoras diretamente em seu local de trabalho.
Blog Redação News BJI
.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário