O Governador reeleito Pezão e o Vice Francisco Dornelles vão receber na tarde desta segunda-feira o documento que valida a eleição-Divulgação.
Os 177 candidatos eleitos nestas eleições pelo Estado do Rio serão diplomados na tarde desta segunda-feira, na Assembleia Legislativa (Alerj). Entre eles, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), seu vice, Francisco Dornelles (PP), e o ex-jogador Romário Faria (PSB), hoje deputado federal, que substituirá Dornelles no Senado. Os eleitos deputados federais e estaduais, além dos seus suplentes, também participam da cerimônia.
As datas de posse dos eleitos são, no entanto, distintas, variando de acordo com o cargo. Enquanto a de Pezão e seu vice acontece no dia 1º de janeiro, os deputados federais e estaduais e o futuro senador Romário só assumirão o cargo no dia 1º de fevereiro.
Nos diplomas que cada um receberá constarão o nome dos candidatos, a indicação da legenda do partido ou da coligação pela qual concorreram e o cargo para o qual foram eleitos. Embora seja mais uma etapa para a posse, a diplomação não garante necessariamente a assunção do mandato. Por 15 dias, após a cerimônia, o mandato poderá ser impugnado pela Justiça Eleitoral, caso se comprove abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.
Dilma vai ao TSE na quinta
A diplomação da presidenta Dilma Rousseff (PT) e do seu vice, Michel Temer (PMDB), ocorrerá quinta, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Já a de outros governadores e senadores ocorrerá dentro dos prazos estabelecidos pelos próprios tribunais regionais, que decidem a data até sexta-feira.
O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário