Páginas

domingo, 22 de novembro de 2015

POLICIAIS AJUDAM NO PARTO DE JOVEM DENTRO DE CARRO

soldados
Foto: Roberta Bourguignon.
No acostamento da Rodovia do Sol, próximo a entrada do bairro Kubitschek, não é um dos lugares mais indicados para parir um bebê. Mas foi lá, que uma bebezinha de 2kg700 veio ao mundo, na tarde desta sexta-feira (20). O motorista, amigo da família, não estava nem na metade do caminho, quando teve que parar o carro as pressas, porque a mãe, Vanusa dos Santos, de 19 anos, entrou em trabalho de parto.
“Ela disse que já estava sentindo contrações desde cedo, e que já teria completado as 40 semanas de gestação. E no caminho de Meaípe para o hospital, na Praia do Morro, o bebê acabou nascendo dentro do carro”, disse o Soldado Adilson Petter.
Sd. Petter e Sd. Eler faziam patrulhamento próximo ao local, e ao passar com a viatura, foram acionados pelo motorista, amigo da família, que levava Vanusa para o Hospital e Maternidade Francisco de Assis. Os policiais foram orientados por telefone pelo médico do Samu, a fazerem o trabalho de pós parto da criança. “Quando nós chegamos o bebê já havia nascido. A mãe estava no banco de trás do carro, e o pai segurava a bebê no colo. A criança ainda estava ligada no cordão umbilical. Imediatamente a guarnição fez contato com o Samu e seguindo as orientações do médico através do telefone, nós fizemos todos os procedimentos de pós parto e aguardamos a ambulância chegar ao local. A família foi levada até o hospital pela ambulância”, contou Sd. Petter.
E ele conta como foi o procedimento. “O cordão umbilical foi amarrado e a criança envolvida em um pano, para aquecer. Depois colocamos a criança de lado, para que ela não engasgasse com o líquido que ainda havia na boca e no nariz”.
Para os soldados, uma ocorrência atípica, e que vai ficar guardada na memória. “No curso nós até tivemos o conhecimento dessas situações, mas não tem como ficar preparado”, disse Sd. Eler. “É emocionante pra mim, já que é a primeira vez que isso acontece comigo em um ano de profissão. Eu que já tenho uma filha, acabei me colocando no lugar dos pais”, concluiu Sd. Petter.

Portal 27

Nenhum comentário:

Postar um comentário