O I Festival de Sanfona e Sertanejo atraiu grande número de pessoas ao calçadão do distrito de Carabuçu neste domingo (29/11). O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura de Bom Jesus do Itabapoana, com apoio da comissão de festas local.
O festival começou com uma tradicional dupla da região. Nei e Cassiano (pai e filho) de São José de Calçado (ES). Eles brindaram o público com as modas de viola mais tradicionais, como “Menino da Porteira”, “Saudades de Minha Terra” e “Amargurado”. A dupla mostrou também o pagode de viola, um ritmo mais acelerado, muito comum em Goiás e no interior de São Paulo.
A segunda atração foi Rubinho do Acordeom e seus convidados. Eles se reuniram na frente do palco e saíram na tradicional “sanfonada” pelo calçadão e ruas próximas. O repertório foi o mais variado possível indo do pé de serra ao forró moderno, passando por composições de Adoniram Barbosa (“Trem das Onze”), Dominguinhos (“Eu Só Quero um Xodó”) e Berenice Azambuja (“É disso que o Velho Gosta”).
Cada sanfoneiro que chegava se juntava ao grupo e puxava um sucesso, aplaudido pela Prefeita Branca Motta, o vice-prefeito Jarbas Borges, o presidente da Câmara, Luciano Nunes, secretários municipais e vários vereadores, que se confraternizaram com a comunidade.
A terceira atração da tarde foi Vinicius Fragoso Trio. O jovem, já considerado um dos melhores sanfoneiros da região, levantou o público com forró e muito sertanejo universitário. Ele relembrou sucessos do grupo Falamansa e homenageou Cristiano Araújo.
A plateia, que até o momento apenas cantava e aplaudia, passou a dançar na frente do palco. Aproveitando o clima, Vinicius fez um momento “xonado”, com músicas românticas de Eduardo Costa e da dupla Jorge e Matheus. Durante o intervalo, Délbio e Marcelinho, membros da comissão de festa, subiram ao palco para agradecer a todos que ajudaram na organização e lembraram como surgiu a ideia do festival. Eles aproveitaram para anunciar que em 2016 o evento acontecerá em abril.
Logo depois, Fragoso voltou para encerrar seu show e atendeu a vários pedidos de bis. Os fãs de sertanejo não arredaram pé e seguiram dançando mesmo com a chuva e os fortes ventos. Minutos após o fim da apresentação do trio houve uma queda de energia. A empresa responsável se esforçou para reparar o problema, mas os danos na rede elétrica foram grandes e o festival foi encerrado. Mesmo assim, muita gente voltou pra casa cantando e dançando os sucessos que animaram a tarde do domingo em Carabuçu:
- A ideia do festival nasceu na Festa de Carabuçu em 2014, como mais uma opção pra gerar emprego e renda no distrito. Vamos avaliar os resultados, mas é possível sentir que o projeto já é importante para o município e pode agregar novos parceiros, finalizou a Prefeita Branca.
Ascom
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário