Apesar de num primeiro momento ter sido cogitada a interdição de algumas cachoeiras do distrito de Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço, isso não aconteceu. Diante de um parecer técnico e de decisão da própria comunidade local, o acesso as cachoeiras estão liberados, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde, já que, segundo parecer técnico, não há motivo para tal ação, mesmo com o aparecimento de dois macacos mortos nas matas da localidade, supostamente vítimas da febre amarela, como já apareceram em outros municípios da região.
Além disso, a comunidade – que já foi totalmente imunizada, conforme informação do secretário municipal de Saúde, Nathan Silva Peixoto – decidiu realizar um trabalho de conscientização com os visitantes. O turista que chegar á localidade, que fica nos limites do Parque Nacional do Caparaó, possuindo grande reserva de Mata Atlântica, com o objetivo de visitar as cachoeiras e belezas naturais locais, será informado sobre a febre amarela, não havendo problema algum para quem tiver sido vacinado.
Desta forma, os visitantes que quiserem passear nas cachoeiras de Patrimônio da Penha e estiverem imunizados não precisam se preocupar com a doença. “Os visitantes estão sendo avisados, mas aqueles que já foram vacinados, podem aproveitar o passeio sem qualquer problema, porque a imunização da vacina é de 100% e, depois da pessoa vacinada, não há qualquer perigo de contágio”, afirma Nathan. “Além disso, a Secretaria Municipal de Turismo está instalada lá e também vai fazer essa orientação dos turistas”, completa.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os macacos encontrados mortos na região de Patrimônio da Penha ainda não tiveram a causa da morte confirmadaporque foram encontrados em estágio adiantado de decomposição. Por isso, foram tomadas medidas de prevenção, para o caso de ser febre amarela. E quanto à população, a Secretaria destaca que Patrimônio da Penha possui 700 moradores e já foram imunizadas 800 pessoas no posto de saúde da localidade. “Já vacinamos todos os moradores de Patrimônio da Penha”, disse o secretário. Será mantido um monitoramento na região, para observar se vão aparecer mais macacos mortos.
Aqui Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário