"Gente, compartilhem por favor para que chegue nas autoridades. Alguém precisa tomar uma atitude.
Desde que foi construída a hidrelétrica pch pedra do garrafão no Rio Itabapoana, vem acontecendo um grande acúmulo de gigogas.
No início ainda existiam pessoas que tiravam, mais com o tempo foram deixando de lado. Agora essa é a situação do Rio, uma quantidade enorme de vegetação na superfície sendo quase impossível enxergar a Água. Esse acúmulo está acontecendo na parte de cima da represa . Qualquer pessoa que passa no asfalto de carro consegue ver.
Para quem não sabe, gigoga é considerada uma planta daninha em canais de irrigação, represas de abastecimentos e hidroelétricas, rios e lagoas.
Embora não sejam tóxicas, mas com a grande massa produzida em suas desenfreadas proliferações, podem causar danos ambientais e prejudicar a vida aquática. Ao cobrirem as superfícies de lagos e lagoas impedem a entrada da luz solar, comprometendo a realização da fotossíntese ou em sua putrefação podendo ocasionar baixa oxigenação da água o que desencadeia uma série de danos à micro e macro biota aquática (plânctons e peixes).
Acima da represa pch pedra do garrafão, Várias especies de peixes sendo mortas, algumas a muito tempo já que a gente não via. Espécie em extinção nesse rio, como o tucunaré por exemplo.
Órgãos competentes, tomem uma atitude por favor.
Esses peixes na foto só demonstram um pouco do que foi encontrado hoje morto no Rio."
Angelica Soares
Blog do Jailton da Penha JDP
Nenhum comentário:
Postar um comentário