Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2018

FIM DA LICENÇA MATERNIDADE

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto
Minha licença maternidade acabou. Como farei pra amamentar?
Primeiramente vamos admitir que este é um momento "traumático" tanto para a mãe como para o bebê. Pois até então o único compromisso era um com o outro e de repente o trabalho entra e de uma certa forma "separa" a mãe do bebê.
Toda mãe precisa saber que mesmo depois de findada a licença maternidade, ela tem direito a dois descansos de 30 minutos cada um, além do seu horário de almoço. Além disso, dependendo do local de trabalho, a mamãe consegue alguns acordos para a adaptação desde momento.
Caso seja servidora pública, verifique se sua empresa faz parte do programa "Empresa Cidadã", no qual a licença maternidade é prorrogada por mais 60 dias.
Lembre-se de sempre que as mamas estiverem cheias de leite, devem ser esvaziadas, manualmente ou com uso de bombinha adequada. Pois assim, continuamos estimulando a produção de mais leite e ele não "seca".
Dicas para ajudar nesse processo:
Tire a licença maternidade o mais próximo possível da data do parto.
A licença maternidade pode ser estendida por mais 15 dias através de atestado médico afim de garantir a amamentação exclusiva.
Acumule férias para emendar aos 4 meses de licença maternidade garantidos por lei.
Faça um estoque de leite materno no mínimo uma semana antes do retorno ao trabalho para que não falte leite materno para o seu bebê, mesmo que não esteja presente. Ofereça sempre no copinho ou na colher.
Converse com seu médico a esse respeito e tire suas dúvidas.
Dra. Thábata Moulin Rossi

Blog do Jailton da Penha JDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário