Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2018

OS PAIS DEVEM FALAR DE DINHEIRO COM OS FILHOS?

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado
Os pais devem conversar sobre dinheiro com os filhos?
Sim, é muito importante que desde cedo os pais conversem com os filhos a esse respeito.
Mas como? O que fazer?
Quando forem ao supermercado ou à uma loja juntos mostre as cédulas, as moedas e o cartão de crédito à criança. Aos poucos ela vai entendendo como funcionam e para o que servem.
Quando houver oportunidade explique de onde vem o dinheiro e como é usado. Cite exemplos de quando estiveram juntos comprando algo.
Explique que o dinheiro é LIMITADO, que se for gasto, ACABA.
Os presentes não devem ser dados de forma indiscriminada e as crianças devem saber que tudo tem um valor para que aprendam a valorizar e a não desperdiçar. (Mesmo para filhos de pais com situação financeira privilegiada)
Negar alguns pedidos de compras (brinquedos etc) é importante para que a criança saiba lidar desde cedo com as frustrações e com as limitações relacionadas ao assunto.
Quando devo dar dinheiro ao meu filho?
A partir dos 6 anos de idade é bacana os pais darem uma pequena quantia de dinheiro aos filhos por semana. (Uma vez na semana)
A partir dos 10 anos os pais já devem dar a mesada (uma vez ao mês)
Isso ajuda a criança a: controlar, planejar, poupar e administrar o seu dinheiro. E acima de tudo: entender que o dinheiro acaba e que por isso deve ser usado de forma responsável.
Não se esqueça de que os pais são os grandes exemplos dos filhos.
Dra Thábata Moulin Rossi

Blog do Jailton da Penha JDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário