Vista de Governador Lindenberg, no Noroeste do Estado, que aparece na pesquisa com alta incidência de câncer. Foto: Antonio Cosme
O câncer já é a principal causa de morte em três municípios do Espírito Santo: Marilândia e Governador Lindenberg, no Noroeste do Estado, e Rio Bananal, no Norte. É o que revela levantamento de uma pesquisa desenvolvida pelo Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), que levou em conta o percentual de casos em relação ao número de habitantes em cada município.
A conclusão teve como base os números oficiais mais recentes do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), o Cadastro Nacional e Estabelecimentos de Saúde e Base Populacional segundo as estimativas realizadas para o Tribunal de Contas da União (TCU).
De acordo com a pesquisa, nesses três municípios capixabas foram registradas 55 mortes, em 2015, cuja causa foi algum tipo de câncer. Desse total, 38 vítimas eram do sexo masculino e as outras 17, do feminino.
Ainda na pesquisa, dos 5.570 municípios brasileiros, 516 já apresentam o câncer como principal causa de morte. Ao todo, essas cidades concentram uma população total de 6,6 milhões de habitantes.
Os dados mostram que a maior parte das cidades onde o câncer já é a principal causa de morte está localizada em regiões mais desenvolvidas do País, justamente onde a expectativa de vida e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são maiores.
Dos 516 municípios onde os tumores matam mais, 80% ficam no Sul (275) e Sudeste (140). No Nordeste, estão 9% dessas localidades (48); no Centro-Oeste, 34 (7%); e no Norte, 19 (4%).
Dos estados brasileiros com o maior índice, o Rio Grande do Sul é que possui o maior número de municípios (140) onde o câncer é a primeira causa de morte. Enquanto em todo o País as mortes por câncer representam 16,6% do total, no território gaúcho esse índice chega a 33,6%.
Um dos fatores que pode explicar a alta incidência de câncer na região são as características genéticas da população, que pode apresentar maior predisposição para desenvolver o câncer de pele (melanoma), por exemplo.
Como principais causas da doença apontada pelo estudo estão o aumento da expectativa de vida e mudanças genéticas decorrentes do envelhecimento.
A Tribuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário