A intervenção federal no Rio de Janeiro quer padronizar as escalas de trabalho dos policiais militares do estado em uma tentativa de melhorar a eficiência da PM e aumentar sua presença nas ruas. Hoje, ao menos seis tipos de escala diferentes estão em vigor. Mas o tema é muito sensível, pois mexe com as horas de descanso e pode obrigar alguns policiais a abandonarem atividades paralelas que geram renda extra – os chamados bicos.
Os principais turnos de trabalho cumpridos pelos policiais consistem em 12 horas de serviço durante o dia com 24 horas de folga e 12 horas de serviço por noite com 48h de descanso. De acordo com as necessidades de cada unidade policial, também há escalas de 12 x 36 horas, 24 x 48 horas, 24 x 72 horas e 6 x 18 horas.
A escala determina quantos policiais estão em patrulhamento ostensivo nas ruas ao mesmo tempo. Embora a PM do Rio tenha um efetivo oficial de 44 mil policiais, eles não patrulham todos ao mesmo tempo, pois têm que descansar. A Secretaria da Segurança Pública estima que, descontados os afastamentos por licença médica, apenas um terço desse efetivo esteja nas ruas em cada turno de trabalho.
Fonte: Uol Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário