CAMINHÕES ESCOLTADOS COMEÇAM A ABASTECER POSTOS DE COMBUSTÍVEIS NO ES Foto:Pedro Dutra/Secom-ES
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Espírito Santo (Sindipostos-ES), coordenou uma operação para recompor o abastecimento de postos de combustíveis na Grande Vitória e em outros municípios do Estado.
O objetivo da operação interinstitucional é a liberação de cargas para serviços essenciais e evitar a perda de cargas vivas, como forma de não prejudicar os direitos básicos da sociedade. Onze caminhões-tanque foram escoltados por 40 viaturas da Polícia Militar para seus respectivos destinos.
Participam da missão 100 policiais do 1º Batalhão (Vitória), 4 º Batalhão (Vila Velha), 6º Batalhão (Serra), 7º Batalhão (Cariacica), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e Regimento de Polícia Montada (RPMont).
Hoje à tarde, 153 caminhões que levavam gás (hospitalar e de cozinha), remédios, alimentos, combustíveis, insumos e cargas vivas foram liberados dos bloqueios para seguirem para os destinos finais.
Em entrevista ao repórter Kayque Fabiano, o secretário de Segurança, coronel Nylton Rodrigues, destacou que leva em média duas horas para abastecer um caminhão-tanque e que o combustível chegará de forma gradual aos postos.
"Estamos iniciando o processo. Vamos continuar esse trabalho até meia-noite de hoje e retomaremos amanhã, às 6 da manhã. Vamos passar o domingo inteiro nesse processo até que o abastecimentos dos postos seja estabilizado", explicou o secretário.
A ação está acontecendo em 16 pontos das rodovias e ocorre, principalmente, na Grande Vitória e nos municípios de Domingos Martins, Ibatiba, Castelo, Venda Nova, Colatina, Vargem Alta e Aracruz.
A Polícia Militar reforçou as equipes das tropas especializadas – Companhia Independente de Missões Especiais, Companhia Especializada de Operações com Cães, Batalhão de Polícia de Trânsito, Regimento de Polícia Montada, Batalhão de Polícia Militar Ambiental – das forças táticas dos Batalhões e Companhias Independentes e policiais militares de todas as unidades da PMES. Ao todo, 750 homens e mulheres trabalham na operação.
Cada caminhão-tanque tem capacidade para transportar de 15 a 20 mil litros de combustível e leva cerca de 2 horas para abastecer cada posto.
Um posto de combustíveis às margens da BR-101, em Linhares, recebeu 18 mil litros de gasolina na tarde de hoje. De acordo com o caixa, Bruno Carlos, o posto foi abastecido por volta das 13h, mas às 17h30 todo o estoque já tinha esgotado.
Multa
Uma liminar que garante o livre trânsito dos bens essenciais à população capixaba foi deferida pela Justiça. Quem tentar impedir o transporte e a circulação de bens essenciais, seja manifestante ou motorista, pode receber uma multa de R$ 20 mil.
A Tribuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário