O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS José de Oliveira Borges, de Bom Jesus do Itabapoana, promoveu nesta sexta-feira (18), uma passeata no município. O movimento faz parte da união dos usuários, familiares e profissionais da saúde mental, que surgiu em decorrência da reforma psiquiátrica, visando dar garantia aos direitos, a reabilitação e inclusão social. A ideia é romper o modelo exclusivo de tratamento em hospitais psiquiátricos, como os antigos manicômios.
O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza da luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O movimento faz lembrar que como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
De acordo com a Secretaria de Saúde, Luciara Amil, a intenção é conscientizar a população mostrando que o Centro de Atenção Psicossocial existe para oferecer tratamentos e terapias que evitam o internamento destes pacientes.
Atualmente o Caps que é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde, e se tornou um local de referência e tratamentos para pessoas com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes. O órgão oferece oficinas, grupos de terapias e atenção diária para promover a vida.
Blog Tempo News
Nenhum comentário:
Postar um comentário