Páginas

sábado, 26 de maio de 2018

GRANDE VITÓRIA DO SETOR LEITEIRO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA


Com a iniciativa do Vereador José Luiz Rezende e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos, Evaldo Gonçalves Júnior, que ao participarem de um evento em Itaocara, no dia 22 de setembro de 2017, conversando com o então Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Jair Bittencourt e o Secretário Executivo do Programa Rio Rural Nelson Teixeira, foi colocado que havia uma verba para aquisição de equipamento para atender a grupos organizados. De imediato, José Luiz e Evaldo solicitaram a verba para atender ao grande sonho da Associação de Produtores de Leite de Rosal em construir uma fábrica de ração em seu galpão. O Secretário Jair Bittencourt solicitou ao Sr. Nelson que auxiliasse o projeto em questão e disponibilizaram o valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais), pedindo que a secretaria, juntamente com o escritório da EMATER-RIO levantassem os documentos necessários para dar andamento ao processo.
Retornando a Bom Jesus, o Secretário Evaldo e o Vereador José Luiz marcaram uma reunião com o Presidente da Associação Sr. José Geraldo Fitaroni e o Tesoureiro Adolfo Luiz Leite, onde os diretores acolheram a proposta com muito entusiasmo. A secretaria disponibilizou um veículo para levar os diretores a duas fábricas de ração na região com a participação do IFF, na pessoa do Sr. Columbino Teixeira de Oliveira (Bininho), para ver as adequações e a real necessidade da fábrica a ser implantada.
A EMATER-RIO e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos fizeram a mobilização dos associados e onde, em votação, ficou acordado o aceite da proposta. Todo o trabalho de levantamento de dados ficou a cargo da EMATER-RIO e o contato com fabricantes de máquinas e equipamentos ficou na incumbência da Secretaria Municipal e da Associação de Produtores de Leite de Rosal, sob a Coordenação de Edison Torres, Chefe de Departamento de Técnico Agrícola.
A Associação produz 14.000 litros de leite por dia na seca e no período chuvoso 22.000 litros. A fábrica de ração vai diminuir essa diferença de produção de leite entre os períodos, onde os produtores poderão oferecer uma ração de baixo custo, aumentando assim a produtividade do rebanho, reduzindo o intervalo entre partos e melhorando o escore corporal dos animais.
Hoje a Associação fornece fubá e soja para seus associados. Com a introdução da fábrica de ração, será ofertado um produto melhor aos animais, aumentando assim a renda dos produtores e a qualidade dos animais da região.
Ressaltamos também o apoio incondicional do Prefeito Roberto Tatu, que vem dando total condições de trabalho à Secretaria a ao Convênio com a EMATER-RIO e Defesa Sanitária Estadual para o desenvolvimento do setor do agronegócio bonjesuense. 
Divulgação

Blog do Jailton da Penha JDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário