A Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 10/2018 (Executivo) que altera o Artigo 36 da Lei nº 1.230/2016 (estabelece a Estruturação e Gestão da Carreira, Emprego e Salário dos funcionários da Educação Pública). O projeto visa antecipar, em dois meses, o reajuste anual dos profissionais do magistério.
A votação aconteceu na quinta-feira (17/05), durante a 26ª Sessão Ordinária do ano. A reunião foi aberta por Zé Luiz (AVANTE), 1o. Secretário da Mesa, que assumiu a Presidência interinamente e convocou Raphael do Ralph (MDB) como 2° Secretário ad hoc. Este fez a leitura da Ata anterior (aprovada por unanimidade).
Logo depois, já com o Léo Xambão (PTB) presidindo a sessão, Zé Luiz retornou à 1ª Secretaria e iniciou o Expediente. Ele leu ofícios e convites, com destaque para explicações da 19ª ROC/DER-RJ sobre a deficiência de material e pessoal para atender algumas demandas nas rodovias da zona rural, devido à crise financeira que atingiu o Estado do Rio.
O vereador também divulgou sete requerimentos, com destaque para moções de congratulação e aplauso (subtenente PM Márcio Magalhães Lepre, pelos 22 anos na corporação) e projeto de Decreto Legislativo que concede título de Cidadão Bom-jesuense ao 2º tenente PM Israel Marcos Oliveira Barbosa (por relevantes serviços).
Os requerimentos foram de autoria de Maycon Chaves (DEM), Fabrício Cadei (DEM), Raphael do Ralph e Toninho do Bar (PODEMOS). Depois da aprovação das matérias que necessitam de votação no Plenário, foi iniciada a Ordem do Dia. O Presidente colocou em discussão o Projeto de Lei nº 10/2018. Não houve críticas e o mesmo foi aprovado.
Em seguida foi aberta a palavra e o primeiro inscrito, vereador Raphael, se dirigiu à Tribuna. Ele comentou os requerimentos que fez sobre melhorias que devem ser feitas nas rodovias da região serrana, repudiou o roubo praticado contra pacientes e o motorista de uma van da Saúde de Bom Jesus, ocorrido na capital, e reforçou que profissionais da Saúde ainda não receberam a parcela do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).
Na sequência foi a vez do vereador Zé Luiz. Ele relatou que o Governo do estado pediu a devolução, para manutenção, de veículos e máquinas que prestavam serviços em Bom Jesus, mas que solicitou ao ex-secretário estadual de Agricultura que os equipamentos permanecessem aqui. Depois de uma vistoria constatou-se que as máquinas estava em ótimo estado de conservação:
- O mecânico do município faz um excelente trabalho e foi parabenizado pelos técnicos do estado. Isso é um reconhecimento para nós, finalizou.
Não havendo mais vereadores a se pronunciar, Léo Xambão deu por encerrada a sessão, marcando a próxima para 21 de maio (segunda-feira). Na ocasião o Plenário fará a segunda votação, com redação final, do projeto de lei sobre o reajuste anual dos profissionais do magistério.
Estiveram presentes ao Plenário: Léo Xambão (PTB), Zé Luiz (AVANTE), Maycon Chaves (DEM), Cherminho (DEM), Clóvis da Farmácia (PR), Fabrício Cadei (DEM), Moacir da Figueiredo (PRB), Paulinho do Adílio (PDT), Raphael do Ralph (MDB), Sérgio Crizóstomo (PRTB), Toninho do Bar (PODEMOS), Waldeir Chrisóstomo (MDB) e Washtinho (MDB).
Ascom CMBJI
Blog do Jailton da Penha JDP
Para que mudar a data se não há reajuste?
ResponderExcluir