Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

DEPUTADOS SE ARTICULAM PARA BARRAR PSL NA PRESIDÊNCIA DA ALERJ

Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)

Nos bastidores da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) já começou a articulação de parlamentares veteranos que foram reeleitos para barrar uma possível presidência do PSL. A legenda do candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, conseguiu formar a maior bancada da Alerj: foram 13 novos deputados eleitos. Os dois únicos atuais representantes da sigla não estarão mais no Palácio Tiradentes em 2019 — Flávio Bolsonaro foi líder de votos para o Senado, e Silas Bento não participou do pleito.
A costura política já levanta alguns nomes para ocupar o posto de chefe do Legislativo fluminense: o atual presidente em exercício, André Ceciliano (PT), é bem cotado; assim como André Corrêa, do DEM. O acordo será definido após o segundo turno para governador.
Na hipótese de eleição de Wilson Witzel (PSC), André Ceciliano ganha muito mais força. O petista é bem visto por colegas, e já iniciou conversas para formar uma composição. E caso Eduardo Paes (DEM) consiga driblar o número expressivo de votos do adversário, o caminho será facilitado para André Corrêa.
Partido do ex-juiz Federal, o PSC teve dois deputados reeleitos: Márcio Pacheco e Chiquinho da Mangueira. Aliás, animado com o desempenho de Witzel, Pacheco também demonstrou interesse em disputar a presidência da Alerj e procurou alguns parlamentares. No entanto, o entendimento da maioria dos deputados da Casa é de que a legenda formará um bloco com o PSL e há um certo "receio" desse movimento devido a "discursos de intolerância" de alguns representantes do PSL.
A Alerj terá 51% de renovação na próxima legislatura: 34 foram deputados reeleitos e 36 começarão seu primeiro mandato. Além disso, haverá 12 mulheres — 33% a mais em relação à representatividade feminina atual da Casa. Alana Pessoa, do PSL, foi a campeã de votos entre as mulheres e a terceira no geral.

Paloma Savedra/O Dia/Foto: Daniel Castelo Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário