Páginas

domingo, 28 de outubro de 2018

TSE: 1.956 URNAS FORAM SUBSTITUÍDAS NO PAÍS E 35 PESSOAS FORAM PRESAS

1.956 substituições de urnas eletrônicas foram registradas pelo TSE até as 11h50 do segundo turno das eleições
Tânia Rego/Agência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que até meio-dia, 35 pessoas foram presas no País em ocorrências relacionadas às eleições, 1.956 urnas tiveram de ser substituídas, mas em nenhum lugar houve necessidade de votação manual.
São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os Estados que tiveram mais urnas trocadas. Foram 177 no primeiro, 123 no segundo e 94 no terceiro. As informações são preliminares e os números definitivos só serão contabilizados ao final da eleição.
Outras 46 pessoas se envolveram em ocorrências eleitorais, mas não chegaram a ser presas.
O número de urnas trocadas no início da votação deste domingo é maior do que o número registrado até o mesmo horário no primeiro turno, quando 310 urnas haviam sido trocadas. De acordo com técnicos do tribunal, essa diferença pode ter acontecido por demora na comunicação entre as seções eleitorais e o TSE.
O Estado do Rio de Janeiro teve 111 urnas substituídas nas primeiras horas de votação deste segundo turno das eleições, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O montante significa apenas 0,03% do total de urnas em todo o estado, frisou a diretora-geral do TRE-RJ, Adriana Brandão.
Ao contrário do que ocorreu na votação do primeiro turno, não há registro de filas nas seções eleitorais em decorrência da exigência de identificação através de biometria, informou o TRE-RJ.
"Está tudo correndo muito dentro da normalidade, já era esperado. A votação está bem rápida, nenhum registro de fila", afirmou Adriana.
A apuração dos votos começa às 17h. No caso da eleição para governador, o tribunal acredita que até às 19h30 a apuração parcial já terá dado um cenário confiável de quem será o vencedor da disputa. 

Informação/Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário