Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

VIGILÂNCIA SANITÁRIA APREENDE QUEIJOS CLANDESTINOS EM MIMOSO DO SUL


Foto/Roberto Barbosa
A Vigilância Sanitária de Mimoso do Sul apreendeu na manhã desta terça-feira (4), no Centro, queijos clandestinos
De acordo com Cláudia Ribeiro Gonçalves, médica veterinária e coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal, várias denúncias chegaram a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Agricultura sobre um vendedor ambulante que estava na cidade já há algum tempo comercializando queijos de procedência duvidosa.
“A gente já tinha bordado o ambulante e conversado a respeito, para orientar. Fizemos uma medida com ele para estar legalizado, mas ele continuou trazendo os produtos sem a procedência, prazo de validade, sem o registro de um órgão sanitário competente e sem ainda apresentar o alvará de localização. Os queijos aprendidos foram inutilizados com a aplicação de um produto e será descartado”, disse.
A médica veterinária alerta para os riscos de consumir produtos sem procedência. “Nós não sabemos a procedência desse gado, de onde é recolhido o leite. Quem consome esse produto pode estar contraindo doenças como a brucelose, tuberculose, toxoplasmose e até mesmo a raiva, porque a gente não sabe se esse gado foi vacinado. É um risco muito grande para o consumidor”, explica.
O coordenador-geral da Vigilância Sanitária, Laurino Rigueta, afirma que foi emitida uma notificação que resultará, no final do processo, em penalidades a ele. “Ao ambulante foi lavrado um auto de infração que será julgado, em um processo que será montando, e as penalidades, de acordo com a legislação sanitária do nosso município vai desde a advertência até a uma multa”, afirmou.

Aqui Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário