Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2019

HISTÓRIA DA NOSSA TERRA:TODOS QUERIAM COMPRAR O AÇÚCAR PAU FERRO DE SANTA ISABEL

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre
A garotada da década de 1940

A Usina era de propriedade do Coronel João Ferreira Soares, além de ser o maior acionista da Empresa de Luz e Força que fornecia energia elétrica para Bom Jesus do Itabapoana, Bom Jesus do Norte, Antônio Caetano (Apiacá) Liberdade ( Carabuçu) e Santo Eduardo.O Coronel era presidente da Cooperativa Ferroviária do Vale do Itabapoana.

Construiu com recursos próprios a ponte que liga a Usina Santa Isabel ao município de Apiacá sobre o Rio Itabapoana, além de construir a ponte da linha férrea.
Nessa época a Usina representava o progresso, há mais de 15 minutos de Bom Jesus, no trecho que liga o município a Campos dos Goytacazes passando por Santo Eduardo. A ponte era de causar inveja pela sua solidez, segundo levantamento da época uma fortuna.
A Usina era gerenciada pelo Sr. Odilon Diniz, contava com vários colaboradores em pontos chaves. A produção de açúcar e álcool, alavancava o progresso da região e criava emprego.
Transcorria o ano de 1939 e a produção tinha mercado certo, sem a necessidade de oferta ao comprador, os terrenos de alta qualidade, com canas nobres, resistentes às moléstias que atacavam os canaviais.
A Usina gozava de prestigio de produzir os melhores açucares do Estado do Rio de Janeiro, com excelente aceitação no mercado com vendas nos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais, todos queriam comprar o açúcar Pau Ferro, produzido na Usina, que possuía uma reserva de mata virgem de 100 alqueires.
Os operários tinham moradia, assistência médica e disponibilizava em um prédio amplo e confortável uma escola primária para os seus filhos, a cargo da professora Dalka Soares Diniz com 60 alunos, que por falta de nomeação de uma ajudante não podia ser aumentado esse número.
Extraído do Livro:Usina Santa Isabel, Jamais Esquecida

Blog do Jailton da Penha JDP


Nenhum comentário:

Postar um comentário