Páginas

quinta-feira, 21 de maio de 2020

NORTE E NOROESTE COM 69 MORTES E 1.593 CASOS POSITIVOS DE COVID-19

Mais três mortes confirmadas e outros 121 casos positivos de Covid-19 foram divulgados nesta quarta-feira (20) pelas prefeituras de municípios do Norte e Noroeste Fluminense. Dois novos óbitos foram registrados em Campos, que soma 22, e um em Macaé, agora com 21 mortes pela doença, os dois maiores números do ranking regional de óbitos. São Fidélis, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Itaocara, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Italva, Conceição de Macabu, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, Quissamã e Aperibé também têm novos casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Com os dados desta quarta, as regiões contabilizam 69 óbitos e 1.593 casos positivos.
A Prefeitura de Campos confirmou, na noite desta quarta, mais dois óbitos e 17 casos positivos do novo coronavírus no município, que já contabiliza 399 casos da doença, sendo 22 óbitos. De acordo com o boletim epidemiológico, outras dez mortes por suspeita de Covid-19 são investigadas e 1.244 pessoas são acompanhadas pela secretaria municipal de Saúde com sintomas similares aos da doença. Até o momento, após exames, 73 casos foram descartados na cidade. Segundo a Prefeitura, os novos óbitos confirmados foram de dois homens, um de 54 e outro de 68 anos, ambos sem comorbidades. Outras 15 pessoas testaram positivo para Covid-19: nove homens e seis mulheres, com idades entre 26 e 68 anos. Três delas relataram comorbidades: doença cardiovascular e obesidade. Campos está em lockdown desde segunda-feira (18). A medida extrema de isolamento social, de acordo com o prefeito Rafael Diniz, é necessária para conter a propagação do novo coronavírus no município, que atingiu 100% da ocupação dos leitos de UTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus.
Em Macaé, foi confirmada a 21ª morte por coronavírus. A vítima foi o fotógrafo macaense Wanderley Gil, que estava internado desde o dia 1º de maio e era portador de comorbidades, o que levou ao agravamento do quadro de saúde. O município registrou ainda mais 46 casos positivos de Covid-19, totalizando 548 pacientes contaminados pelo vírus. Destes, 263 estão recuperados.
Em São Fidélis, com mais nove casos, subiram para 147 as confirmações de Covid-19. O índice proporcional é de um caso confirmado a cada 263 habitantes, o maior entre os municípios das regiões Norte e Noroeste do estado. A Cidade Poema, como é conhecida, registra sete mortes confirmadas e três em investigação.
A Prefeitura de São João da Barra registrou mais seis pacientes com coronavírus, e outros seis recuperados. São, no total, 54 casos confirmados, incluindo 36 já livres da doença e três óbitos. Hoje, há 15 infectados sendo acompanhados pela secretaria de Saúde. O município possui ainda 54 casos sob investigação, aguardando o resultado de exames laboratoriais. Entre eles, há um óbito registrado na última terça-feira (19). São cinco pacientes internados, entre suspeitos e confirmados. Os demais, 63, cumprem isolamento domiciliar.
A secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana confirmou mais dois casos de Covid-19 e descartou um. Com isso, a cidade passa a registrar 38 casos confirmados da doença, 26 descartados, e 12 pessoas aguardam resultado de exames. O município segue com dois óbitos confirmados em decorrência do coronavírus. Dos casos confirmados, 25 receberam alta da quarentena e 11 permanecem em isolamento.
No município de Itaocara, os casos confirmados subiram de 33 para 40. Destes, 20 pacientes já estão curados. Há ainda 11 casos suspeitos, três óbitos confirmados e um em investigação. Dos pacientes monitorados, sete estão em isolamento hospitalar, e 20 em isolamento domiciliar.
Em Itaperuna, há nove novos casos, subindo para 62, dos quais 13 já estão curados. Um paciente está internado no Hospital São José do Avaí, enquanto os demais ainda infectados cumprem isolamento domiciliar. O município tem um óbito confirmado e dois em investigação. 
A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana divulgou um caso positivo de coronavírus. Com este, sobe para 47 o número de pacientes infectados pela Covid-19. Nove casos e uma morte suspeita foram descartados. O município registra ainda 16 suspeitas de doença, 29 pessoas recuperadas e uma morte. Dos 22 leitos de UTI da cidade, 10 estão disponíveis e, de 40 leitos de enfermaria, 31 estão desocupados. Até essa terça, estavam vagos 14 leitos de UTI e 34 de enfermaria.
A secretaria de Saúde de Santo Antônio de Pádua registrou mais cinco casos positivos de coronavírus, elevando para 39 o número de pacientes contaminados pela doença, e mais sete casos suspeitos, totalizando 97. O município contabiliza, ainda, 179 casos descartados, 12 pessoas recuperadas e uma morte causada por Covid-19.
A secretaria de Saúde de São José de Ubá, em boletim publicado na tarde desta quarta, informou que mais sete casos de coronavírus foram confirmados, totalizando 19 pacientes contaminados pela Covid-19. Destes, oito são considerados recuperados. Ubá registra ainda uma morte pela doença. De acordo com o boletim, houve redução no número de casos suspeitos: de 19 para 14. Todos os pacientes aguardam resultado de exame do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ).
No novo boletim de Italva, constam mais cinco confirmações, subindo para 19. Em Conceição de Macabu, com mais seis confirmados, agora há 47. Quissamã e Aperibé tiveram mais uma confirmação, cada, chegando a 24 e 14 casos, respectivamente.
Os óbitos das regiões, até o momento, foram contabilizados nos seguintes municípios: Campos (22), Macaé (21), São Fidélis (7), Itaocara (3), São João da Barra (3), Miracema (2), Bom Jesus do Itabapoana (2), São Francisco de Itabapoana (2), Carapebus (2), Santo Antônio de Pádua (1), Itaperuna (1), Italva (1), Conceição de Macabu (1) e São José de Ubá (1).
Em todo Norte e Noroeste Fluminense, foram confirmados casos em: Macaé (548), Campos (399), São Fidélis (147), Itaperuna (62), São João da Barra (54), Bom Jesus do Itabapoana (47), Conceição de Macabu (47), Itaocara (40), Santo Antônio de Pádua (39), São Francisco de Itabapoana (38), Quissamã (24), Carapebus (22), São José de Ubá (19), Italva (19), Porciúncula (18), Cambuci (16), Miracema (15), Aperibé (14), Laje do Muriaé (12), Cardoso Moreira (6), Natividade (6) e Varre-Sai (1).
Monitoram pacientes com quadro suspeito: Campos (1.144), Itaperuna (335), Miracema (148), Santo Antônio de Pádua (97), Cambuci (68), São João da Barra (54), Laje do Muriaé (48), Porciúncula (28), Quissamã (23), Aperibé (23), Conceição de Macabu (17), Bom Jesus do Itabapoana (16), São José de Ubá (14), São Fidélis (14), São Francisco de Itabapoana (12), Itaocara (11), Carapebus (10), Natividade (6), Cardoso Moreira (4), Varre-Sai (5) e Italva (1).
*A Prefeitura de Macaé suspendeu a divulgação de informações sobre o número de pacientes com suspeita de Covid-19.

Folha 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário