Operações de fiscalização de motocicletas com escapamento irregular estão sendo intensificadas em Cachoeiro de Itapemirim. As ações, que tiveram início em janeiro, são realizadas pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), Segurança (Semseg) e Meio Ambiente (Semma), em parceria com o 9º Batalhão da Polícia Militar.
Durante uma ação na semana passada, 67 motociclistas foram abordados, totalizando 11 autos de infração: cinco por descarga aberta e seis por motivos diversos. Alguns proprietários alteram o sistema de descarga, retirando o miolo (silenciador) ou substituindo o cano original por um outro, sem silenciador.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo com descarga livre é uma infração grave, que pode acarretar em perda de 5 pontos na carteira de motorista, multa de R$ 195,23 e retenção do veículo para regularização. Além de fiscalizar motocicletas, motonetas e ciclomotores com escapamentos alterados (que provocam poluição sonora), são verificados outros tipos de irregularidades.
"A retirada dos silenciadores do sistema de descarga causa uma poluição sonora enorme, que afeta muito a saúde das pessoas. A última coisa que queremos, sobretudo, em meio a uma pandemia, é ter mais problemas de saúde pública. Por isso, continuaremos com as fiscalizações e pedimos aos condutores que se conscientizem", afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.
Jornal Fato
Essa fiscalização precisa ser realizada em Bom Jesus, pois infelizmente muitos condutores de moto não respeitam as normas e provocam incômodo com escapamentos adulterados.
ResponderExcluirA fala sério pago meu IPVA em dia tenho minha habilitação comprei um escapamento em uma loja sobre o som seja surdo então
ExcluirPoderiam fazer o mesmo em Bom Jesus do itabapoana.
ResponderExcluirMandar o motoqueiro ir empurrando a moto até a DP e só sair com o cano original.
Tem que fazer em Bom Jesus tbm.
ResponderExcluirBom andar certinho com documentos em dia, pretendo colocar um escapamento em minha moto, com certificado quero andar correto, tudo tem um jeito pra andar na lei.
ResponderExcluir