Páginas

quinta-feira, 4 de junho de 2020

GUAÇUÍ REGISTRA A QUARTA MORTE POR COVID-19 NESTA QUINTA-FEIRA (4)

Guaçuí registrou mais uma morte por Covid-19 nesta manhã de quinta-feira (4). Com isso, o município soma quatro óbitos provocados pela pandemia do novo coronavírus que, segundo o Boletim da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está se espalhando pela cidade e até distritos da zona rural.
A vítima é uma idosa que iria completar 90 anos este mês, no próximo dia 21. Ela estava internada em estado grave na UTI da Santa Casa de Guaçuí, em um dos 10 leitos que a unidade hospitalar preparou e isolou para atender pacientes de Covid-19.
Desde que a Santa Casa de Cachoeiro, referência da região para este atendimento, chegou a 100% de ocupação, a Santa Casa de Guaçuí passou a ser uma das referências regionais com leitos de UTI para a internação de pacientes vítimas da pandemia.
No boletim desta quarta-feira (3), quando Guaçuí ainda apresentava três óbitos, o número de casos confirmados da doença havia chegado a 47 no total, com outros 70 casos suspeitos. Os casos curados continuavam em 28 e os descartados haviam subido para 86, enquanto as notificações haviam chegado a 203. O boletim desta quinta-feira, sai no final do dia, com a confirmação desta 4ª morte e a atualização dos demais dados.
Por toda a cidade
O que chama a atenção, analisando os números apresentados no boletim desta quarta-feira, é o fato dos casos confirmados se localizarem em diversos pontos da cidade e até fora dela, como o distrito de São Pedro de Rates, onde existem dois pacientes com Covid-19. No começo, os casos estavam concentrados no centro da cidade, onde agora existem sete confirmados, e no bairro São José, com dois, que fica próximo do centro. Mas agora, pode-se ver que o vírus está em pontos distantes da cidade, como a Vila dos Professores (1), Morada das Palmeiras (1), Antônio Martins (1 – óbito), Santa Cecília (1), e no km 94 da BR 482 (1), considerando apenas os confirmados do boletim desta quarta-feira.
Se forem considerados os curados, pode-se ver que também houve casos em bairros como o João Ferraz de Araújo, Manoel Monteiro Torres, Balança e Nova Guaçuí. E se forem levados em conta os casos suspeitos que aguardam análise do exame de laboratório, há possibilidades de confirmação em locais como os bairros Cid Moreira, Roberto Mendes, Vila Nova, Santa Cruz, Vale do Sol, São Miguel, Vista Alegre, Antônio Francisco Moreira, Horto Florestal, Quincas Machado, Manoel Alves Siqueira e nos distritos de São Miguel do Caparaó e São Tiago, entre outros já citados. Lembrando que esses casos suspeitos podem não ser confirmados, ou seja, ser descartados.
Prevenção
Os números mostram que é importante que as pessoas sigam as orientações de isolamento e distanciamento social, ficando em casa o maior tempo possível e usando máscaras quando for à rua. A Prefeitura de Guaçuí segue fazendo sua parte, com o monitoramento dos casos confirmados e suspeitos que estão em isolamento social, em suas casas. As pessoas que tiveram contato com esses pacientes, inclusive os casos de óbito, também estão sendo monitoradas.
Além disso, continua com medidas que vêm sendo tomadas desde o começo de março, quando foram suspensas as atividades da Terceira Idade, até a implantação das barreiras sanitárias, desinfecção das ruas e o uso obrigatório de máscaras. Assim como o isolamento e distanciamento social, evitando aglomerações. O município está entre aqueles que ficaram classificados como Risco Moderado (Amarelo), conforme o mapa da nova Matriz de Risco para o contágio do novo Coronavírus (Covid-19) atualizado pelo Governo do Estado no dia 24 de maio.

Aqui Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário