O governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel inaugurou uma escola cívico-militar durante uma visita a Miracema, no Noroeste Fluminense, nesta quarta-feira (5).
O Colégio Estadual Professora Sônia do Amaral Torres está em funcionamento desde março com aulas remotas devido ao período de pandemia de Covid-19. Assim que o retorno das aulas presenciais for autorizado, a escola vai funcionar em horário integral.
De acordo com o governo estadual, a meta é abrir 100 escolas deste modelo até 2022.
Segundo o governo, no modelo vocacionado, os estudantes participam das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com aulas ministradas por professores da rede pública estadual, e também recebem conhecimentos específicos do eixo vocacionado ao ensino cívico-militar.
Em Miracema, a parceria é com a Polícia Militar.
O Colégio terá carga horária ampliada para as disciplinas de língua estrangeira, educação física, português e matemática.
Diferente de outras cidades, Miracema foi a primeira a ser contemplada com o modelo também no Ensino Fundamental (6º ano).
Em novembro do ano passado, o secretário municipal de Educação Charles Magalhães realizou uma audiência pública com a comunidade escolar, com a participação do prefeito Clovinho Tostes, vereadores e pais de alunos. Dentre os pedidos, o desejo do ensino vocacional no ensino fundamental.
A proposta foi levada pelo prefeito ao governador e ao secretário estadual de Educação Pedro Fernandes, o que foi ajustado e aceito por ambos.
Atualmente o Colégio E. Cívico-Militar Professora Sônia do Amaral Torres funciona com quatro turmas, sendo três turmas de 6º ano do Ensino Fundamental e uma de Ensino Médio.
Os professores, corpo pedagógico e direção passaram por processo seletivo simplificado e por formação específica.
G1/Norte Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário