Em operação realizada no pátio da sede da Prefeitura de Nova Friburgo, fiscais da 26ª Zona Eleitoral apreenderam um automóvel com propaganda eleitoral do candidato a vereador e ex-secretário municipal de Atenção Hospitalar, Éder dos Santos. Responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral no município, o juiz Marcelo Villas determinou a operação de busca e apreensão para confirmar o uso do veículo oficial na campanha eleitoral e também elucidar o real vínculo de propriedade do automóvel com o governo municipal. Éder poderá responder por abuso de poder político, por uso da máquina pública, e está sujeito à cassação do registro de candidatura.
Habitualmente visto na sede da prefeitura, o veículo havia sido doado à prefeitura por um hospital, embora a transferência ainda não tenha sido formalmente concretizada. Com o início da pandemia, em março, o automóvel foi redirecionado para a Secretaria Municipal de Saúde. Entretanto, segundo o TRE, o veículo oficial estaria sendo utilizado na campanha eleitoral pelo chefe do departamento de transporte, que apoia o candidato. Ainda de acordo com o TRE, o chefe do departamento de transporte poderá responder a ação por conduta vedada a agente público, que prevê pena de multa e inelegibilidade por oito anos.
A equipe de fiscalização do TRE-RJ foi acionada a partir de denúncia anônima feita ao Ministério Público Eleitoral, de que o veículo oficial era usado para transportar panfletos, santinhos e o material de campanha do candidato. A promotora de justiça da 26ª ZE de Nova Friburgo, Letícia Martins Galliez, formulou então o pedido de busca e apreensão, em que afirmava que os próprios fiscais da 26ª ZE já haviam suspeitado do uso irregular do carro, que sempre estava estacionado no pátio da prefeitura. O SF Notícias não conseguiu contato com os citados pela TRE até o momento. Com informações do TRE-RJ (veja AQUI).
SFNoticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário