Páginas

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

CHEGADA DO PRIMEIRO LOTE DE VACINA CONTRA A COVID-19 GERA EXPECTATIVA NO INTERIOR DO ESTADO

A chegada das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 no interior do Estado tem gerado bastante expectativa no aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, na manhã desta terça-feira (19). O lote destinao ao município está sendo transportado por um helicóptero da Polícia Civil e será recebido pelo vice-prefeito Frederico Paes. A primeira aplicação do imunizante está prevista para acontecer no Hospital Geral de Guarus (HGG). Antes de chegar a Campos, a aeronave parou em Macaé. Em Miracema, no Noroeste Fluminense, e em Macaé, no Norte, a vacina já chegou.
A chegada da vacina havia sido anunciada pelo prefeito Wladimir Garotinho (PSD), nessa segunda-feira (19). O cronograma da vacinação, com locais e pessoas indicadas, ainda serão divulgadas. Além de Campos, outras cidade do interior do Estado também vão receber as doses.
O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, falou sobre a chegada do imunizante. "O Estado fez de forma muito bem organizada uma distribuição, através dos aeroportos regionais, então cada regional vai distribuir para seus municípios próximos. Então, a gente aqui está servindo como uma espécie de hub de distribuição aqui para o Norte e Noroeste. Campos recebe hoje o primeiro lote de vacinas, pouco mais de 5 mil doses, para que a gente possa de forma efetiva começar a vacinar. Hoje começa a vacinação simbólica, mas amanhã (quarta) a gente já vai levar a vacinação para quem está na linha de frente, que é o primeiro foco da nossa vacinação por orientação do Ministério da Saúde", comentou.
Também estão no aeroporto Bartolomeu Lisandro representantes da Saúde de outros municípios, como de São João da Barra, Cardoso Moreira e São Francisco de Itabapoana.
Segundo planilha do Governo do Estado, para Campos são destinadas, nesta primeira remessa, 5.400 doses, que serão distribuídas para 5.390 profissionais de saúde; 9 pessoas com 60 anos ou mais, que estão institucionalizadas; e 1 para pessoas com deficiência institucionalizadas.
Já para São João da Barra são disponibilizados um total de 669 doses. Macaé ficará com 2.973 doses, nesta primeira fase de lotes, e Quissamã recebe 344 doses. Já São Francisco de Itabapoana receberá 267 doses.

Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário