Páginas

quarta-feira, 24 de março de 2021

NOVA VARIANTE DA COVID-19, MAIS LETAL E CONTAGIOSA, FOI IDENTIFICADA EM APIACÁ E CALÇADO

Nesta segunda-feira (22), o secretário de Estado da Saúde do Espirito Santo, Nésio Fernandes e o diretor-geral do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo), Rodrigo Rodrigues, anunciaram a presença da variante do Reino Unido (B.1.1.7) da Covid-19, considerada mais letal e contagiosa, nas amostras de 65 municípios do Espírito Santo.
No Sul do Estado já foram identificados casos nos municípios de Alegre, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Castelo, Cachoeiro do Itapemirim, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.
A predominância no Espírito Santo de amostras positivas para variantes associadas a B.1.1.7 explica o crescimento acentuado no número de casos da Covid-19 nos meses de fevereiro e março de 2021 e a prevalência de casos na faixa etária de 0 a 30 anos. Essa variante apresenta alta carga viral.
A Prefeitura de Apiacá veio a público se manifestar a respeito do aparecimento da nova variante e informou que a pessoa infectada está sendo monitorada e recebendo orientações.
Estudos feitos em outros países apontam que essa variante pode ser até 90% mais contagiosa e 62% mais letal. A situação no Espirito Santo é preocupante, pois a transmissão está aumentando no Estado, em especial, entre os jovens.
ATUALIZAÇÃO: Equivocadamente foi incluída inicialmente na matéria a cidade de Bom Jesus do Norte, a qual na verdade não consta nenhum caso da variante; sendo registrado no ABC capixaba, apenas um caso da variante no mês de fevereiro em São José do Calçado e um caso no mês de março em Apiacá.

Blog do Jailton da Penha/Fonte: Portal Mimoso/Lacen ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário