Páginas

domingo, 13 de fevereiro de 2022

PARCERIA ENTRE IFF E FIPERJ BENEFICIARÁ ESTUDANTES E PRODUTORES DO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE

Ações de ensino, pesquisa e extensão visam fomentar a cadeia produtiva da aquicultura e pesca por meio de capacitação e assistência a produtores
Graças à parceria firmada entre o Instituto Federal Fluminense e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), em breve as regiões norte e noroeste fluminense contarão com mais uma unidade de capacitação e promoção da aquicultura e pesca. Ações como criação e destinação de alevinos e matrizes para os produtores, suporte técnico na extensão rural e aquícola, capacitação de mão de obra especializada, pesquisa e, claro, capacitação para o público acadêmico são algumas das ações previstas.
Representantes do IFF e da Fiperj se reuniram no Campus Bom Jesus nessa quarta-feira, dia 09 de fevereiro, para apresentar a estrutura do campus ao novo diretor-presidente da Fundação, Ricardo Ganem, e discutir os próximos passos do planejamento. Ricardo elogiou a excelência acadêmica da instituição e garante que a parceria renderá frutos a longo prazo. “Nosso objetivo é implementar aqui uma unidade didático-experimental, didático-produtiva para o fomento da cadeia produtiva de modo a beneficiar todos os segmentos: do pequeno ao grande produtor, alunos e professores. Com isso a gente cria um incremento econômico regional, gera emprego, renda e desenvolve o norte e noroeste fluminense”, afirmou.
Ricardo destaca o potencial da região para o desenvolvimento no setor, já que possui condições climáticas propícias, disponibilidade hídrica e, com o apoio do IFF, quadro técnico qualificado. O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, destaca a importância da parceria para o avanço na pesquisa, formação de produtores e a consolidação do IFF como referência na aquicultura e pesca no estado do Rio de Janeiro. “Essa aproximação com a Fiperj vai concretizar e dinamizar a produção pesqueira de nossa região. Isso empodera os produtores, proporciona melhor qualificação para os estudantes, faz também com que nossos professores se requalifiquem nessa relação, para que tenhamos um centro de referência na área aqui no Campus Bom Jesus”, analisa.
Sob o ponto de vista pedagógico, o professor Geraldo Pereira Junior, coordenador do setor de piscicultura do IFF Bom Jesus, afirma que a parceria será importante para a consolidação do aprendizado dos estudantes em sua formação técnica, uma vez que terão acesso a atividades práticas que servem de base para o desenvolvimento cognitivo na área: “a parceria vem fortalecer e muito as ações do setor de piscicultura dentro do IFFluminense e nossas expectativas são as melhores possíveis dentro das nossas possibilidades de produção científica, de ensino, pesquisa e extensão”.
Toda a documentação para a formalização da parceria já está sendo providenciada e, segundo o diretor-presidente da Fiperj, a previsão é que em cerca de 60 dias a unidade seja implantada.
Participaram da reunião o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo; o diretor-geral do Campus Bom Jesus, Leandro Pereira; a diretora de Pesquisa, Inovação, Internacionalização e Extensão, Sheila Andrade; o diretor de Planejamento, Rafael Almeida; e o coordenador do Laboratório de Piscicultura, Geraldo Pereira. A Fiperj foi representada pelo diretor-presidente, Ricardo Ganem; o diretor de Pesquisa e Produção, Jandyr Filho; o assessor da diretoria de Administração e Finanças, Fagner Ribeiro; e a assessora de Convênios e Projetos, Lucineia Martins.

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana

Nenhum comentário:

Postar um comentário