Páginas

terça-feira, 8 de março de 2022

A MAGIA DO CROCHÊ TEM UM NOME NA USINA SANTA MARIA: MARIA ANA DE SÁ SALES

Maria Ana de Sá Sales, filha do famoso músico Sebastião Vitorino de Sá e Doraci Chipolecho de Sá, nasceu no ano de 1947, na Usina Santa Maria, em Bom Jesus do Itabapoana. Com nove anos de idade aprendeu a arte do crochê. Desde então, não parou de crochetar, se especializando nesta arte.
Estudou na Escola Estadual Maria da Conceição Pereira Pinto.
Devido à sua habilidade na arte de crochetar, chegou a ser contratada pelo SESC de Campos dos Goytacazes e pela prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana para ministrar aulas.
Ela formou dezenas de pessoas, ao longo desses anos, e considera que cerca de 20 pessoas da Usina Santa Maria que aprenderam crochê com ela, hoje conseguem aumentar sua renda mensal.
Maria Ana casou-se com Adenil Ribeiro de Sales, que foi carpinteiro e marceneiro da antiga Usina Santa Maria. Ele chegou a tocar tarol na Lira Operária Bonjesuense, e foi atleta do Usina Santa Maria FC. São 3 os filhos: Flaviane, formada em Pedagogia, com Graduação em Arte, Fabiane, formada em Pedagogia, com Graduação em Gestão Administrativa, e Fábio, Técnico em Contabilidade, que também estudaram na Escola Estadual Maria da Conceição Pereira Pinto.
Maria Ana e Adenil constituíram uma família exemplar, onde a cultura se sobressai. São, portanto, artífices da Arte e Mestres da Vida!

O Norte Fluminense

Um comentário: