Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

CONFERÊNCIAS LIVRES DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SÃO REALIZADAS EM BOM JESUS

Na manhã de quinta-feira (20/10) ocorreu mais uma Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente na Escola Municipalizada João Catarina, em Pirapetinga. O tema foi “Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia”
Participaram da Conferência a presidente do CMDCA, Ester Ferreira Batista, a enfermeira e coordenadora de Programas e Projetos, Sylvia Rabello, a assistente social e coordenadora da Proteção Social Especial, Rebeca Duarte, e a estagiária dos conselhos municipais de Defesa dos Direitos, Ana Carolina Mendonça Lazarini, que atuou como relatora.
Após a apresentação da equipe, a presidente Ester Batista passou informações sobre o funcionamento dos conselhos municipais e da realização da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como sobre a importância da participação dos alunos, enquanto crianças e adolescentes, e seu papel fundamental na construção de políticas públicas para o nosso município.
Sylvia abordou o tema relacionado aos impactos da pandemia da Covid 19 na saúde de crianças e adolescentes, como por exemplo a queda da cobertura vacinal. Na saúde mental observamos o aumento de depressão, ansiedade, irritabilidade, agressividade e suicídio.
Na Educação o atraso foi considerável, aumentando ainda mais as desigualdades sociais. Observa-se uma grande dificuldade em absorver o conteúdo, ansiedade em dar conta de cumprir com as tarefas, falta de apoio dos professores e principalmente dos pais.
Várias propostas foram feitas destacando a implementação de ações que reduzam a ansiedade, maior apoio dos professores e a presença dos pais na escola. Após o tema abordado, os alunos foram divididos em quatro grupos, onde todos puderam participar ativamente e formular propostas que serão levadas para a 6ª Conferência Municipal, mediados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Já na manhã da sexta-feira (21), foi a vez do bairro Asa Branca e da Escola Municipal Olívio Bastos receberem a Conferência Livre com o tema “Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia”
Estavam presentes, além de Ester Ferreira Batista (CMDCA), a assistente social e coordenadora de Proteção Social Especial, Rebeca Duarte, a assistente social do CREAS, Maria Aparecida Goulart, a coordenador do CRAS Santa Terezinha, Miriele Fonseca Eufrasio Oliveira, a secretária executiva dos conselhos municipais, Ana Aparecida do Nascimento Silva, que atuou como relatora e as estagiárias do CREAS, Pollyana e Kelly Benvindo Jacomini, que auxiliaram atuando como facilitadoras.
Com as crianças da escola, foi feita uma didática diferenciada coordenada por Maria Aparecida, onde foi realizada a eleição dos representantes do grupo. Após a definição dos representantes, eles mesmos escolheram o grupo de trabalho onde todos puderam participar ativamente e formular propostas e cartazes que serão levados à Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ocorrerá no dia 9 de novembro.
No final, foi ofertado um lanche para os alunos que participaram da Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente. As conferências livres são realizadas com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, da secretária Angélica Hullen e das parcerias que feitas entre o CMDCA e as escolas municipais. As redes sociais da PMBJI publica informações sobre as datas, horários, locais e temas das conferências livres.
Ascom PMBJI

Blog do Jailton da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário