O município de Campos registrou mais uma morte por febre maculosa, chegando a quatro neste ano, segundo a secretaria de Saúde. A vítima foi uma criança de 7 anos, moradora de Coqueiro de Tocos, na Baixada Campista. O óbito foi registrado em 29 de outubro, com confirmação laboratorial para a doença em 24 de novembro. As outras três vítimas foram outra criança de 10 anos, residente em Três Vendas, e dois adultos com idade entre 56 e 70 anos, moradores de Ciprião, na Baixada Campista, e do Novo Jóquei, respectivamente.
A ação educativa para prevenção da febre maculosa prevista para quinta-feira (8), no bairro Novo Jóquei, foi adiada para a próxima semana. A nova data será divulgada em breve. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a mudança justifica-se pela previsão de mau tempo para a região, com chuvas intensas, o que impossibilita o deslocamento das equipes da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Subsecretaria de Limpeza, Parques e Jardins, nos locais estratégicos da ação junto aos moradores.
O subsecretário da Subpav, Rodrigo Carneiro, explicou que a estratégia vai acontecer nos locais onde há confirmação de infecção pela doença, que tem como vetor o carrapato da espécie Amblyomma cajennense ou sculptum, popularmente conhecido como “carrapato-estrela”. A primeira ação ocorreu em 23 de novembro na localidade de Três Vendas e além do Novo Jóquei, se estenderá à Baixada Campista, onde também foram registrados óbitos em decorrência da febre maculosa.
Os principais sintomas da febre maculosa são febre alta, dores de cabeça intensas, dor muscular e articular, dor abdominal, diarreia e exantema. Eles costumam aparecer entre dois e 14 dias após a picada do carrapato infectado. Entre os animais que podem hospedar a bactéria estão cavalos, capivaras, marsupiais (gambá) e cães que circulam em região com infestação e transportando o carrapato estrela infectado.
Quando não tratada, a letalidade da doença pode passar de 80%. Portanto, se houver contato com carrapatos e se apresentar algum dos sintomas descritos, deve-se procurar imediatamente atendimento médico, mencionando ao médico tal contato.
Folha 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário