Pela segunda vez em dez dias, uma Cabeça d’água atingiu a região serrana de Cambuci, no Noroeste Fluminense, e provocou a elevação do nível do Valão Dantas e consequentemente da cachoeira do Parque Aquático do município. O fenômeno foi registrado por moradores na tarde deste domingo (04). A informação foi confirmada ao SF Notícias pelo secretário de Defesa Civil de Cambuci, o Tony Salles.
A Cabeça d’água é o aumento rápido e repentino do nível de um rio corrente ou cheio, devido à chuvas nas cabeceiras ou em trechos mais altos de seu percurso. Só neste ano, o fenômeno foi registrado cinco vezes no parque aquático. Nas redes sociais moradores relatam que o fenômeno na cachoeira se tornou frequente após desmatamento na região serrana.
O verão ainda não começou, mas os temporais característicos da estação já vêm sendo registrados na região. Essas chuvas intensas e localizadas são um alerta para o risco de cabeças d’água em cachoeiras da região. No fim de ano, com o início do verão e aumento das temperaturas, moradores da região buscam as cachoeiras/rios para se refrescar. Mas, para aproveitar a natureza, é preciso ficar atento aos seus sinais. Deve-se evitar o banho em rios e cachoeiras durante e após períodos de chuva. Ao perceber que o tempo está mudando é melhor sair da água, pois pode estar chovendo em um ponto acima do local em que você está. É importante também observar se o volume da água está aumentando, se a água está trazendo mais folhas e galhos.
SF Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário