Em um mundo cada vez mais conectado às tecnologias eletrônicas, um salto pioneiro foi dado pela Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, que implantou o sistema digital de tramitação dos processos legislativos e atos do Parlamento (Câmara zero papel).
A adoção desse sistema tem por objetivo, aumentar a eficiência, a transparência e a sustentabilidade das atividades legislativas.
Todo o trabalho interno de gabinete dos vereadores e administrativo da Casa será feito pelo novo modelo, medida que diminui a burocracia e o consumo de papel e tinta, cada vereador e gestor da Câmara dispõem da respectiva assinatura digital, o que permite dar ao teor de cada um deles uma assinatura juridicamente válida.
Para a presidência da Câmara, além da adoção do sistema tornar os processos mais transparentes, eficientes e rápidos, também vai gerar economia sustentável de papel e impressão.
“O projeto visa valorizar, preservar e conservar o meio ambiente por meio de políticas que atenuem os impactos ambientais e promovam o desenvolvimento sustentável”, ressaltou Léo Xambão.
Serão realizadas ações de conscientização e o plantio de árvores como forma de preservação da natureza.
Notebooks
Todas as bancadas, os treze vereadores, ganharam notebooks de trabalho com acesso ao programa do “Zero papel”, por onde os parlamentares fazem a tramitação de toda a parte de requerimentos, ofícios, entre outros documentos. Tudo que eles forem protocolar na Casa sai desse sistema,inclusive com assinatura digital. Através desse programa, eles conseguem enviar ofícios por email, pelo whatsapp, o processo de fechar o expediente também é todo digital.
Pioneirismo
A Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana é a 1ª Casa Legislativa do estado do Rio de Janeiro a usar a Assinatura Eletrônica Avançada e a lançar a primeira Ata Digital com Assinatura Avançada para regulamentar as tramitações do legislativo.
Redação News BJI/Ascom CMBJI
Nenhum comentário:
Postar um comentário