A Ferj (Federação de Futebol do Estado do RJ), realiza a partir de 27 de abril um curso voltado à formação de novos árbitros para as ligas filiadas da Região Noroeste Fluminense, que inclui Italva. As aulas vão ser ministradas em Itaperuna sempre aos sábados, de 9h às 16h e se estenderá até junho.
As inscrições para o curso já estão abertas e são 50 vagas disponíveis.
A inscrição e o curso serão gratuitos. “Temos uma carência muito grande de árbitros federados na região, o que nos traz uma certa dificuldade quando promovemos torneios de futebol. Com isso, muitas vezes um só árbitro acaba apitando várias partidas. Esperamos que, com a conclusão desse curso, que será realizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, tenhamos novos profissionais capacitados para atuar em qualquer jogo de futebol de campo”, pontua Rondinelly.
O Curso de Formação de Árbitros de Futebol será composto de fases teóricas e práticas. Para os interessados, é importante saber que para aprovação no curso, além da nota mínima da prova teórica, o aluno não poderá ter mais de 05 (cinco) faltas, considerando-se uma falta por cada período de aula (manhã e/ou tarde). Essa frequência será controlada pela EAFERJ através de formulário próprio, bem como não serão aceitos nenhum tipo de atestado (médico, trabalho, etc...) para abono de faltas, tendo em vista ser um curso de curta duração.
O aluno aprovado ao final da 1ª. fase (fase teórica) receberá a Declaração de Conclusão (Certificado Provisório) do Curso de Formação de Árbitros da EAFERJ.
O aluno aprovado na 1ª. fase do curso deverá se filiar a Liga de Desportos onde concluiu com aprovação a primeira fase do curso ou preferencialmente a alguma das Ligas Desportivas de sua região e passará por um processo de estágio (2ª fase) de no mínimo 04 (quatro) anos atuando pela Liga a qual está filiado. Após esse estágio, a Liga solicitará a EAFERJ a emissão do Certificado Definitivo do Curso de Formação de Árbitros.
Para que o árbitro possa integrar o quadro da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, a própria entidade realiza os exames visando saber se o candidato reúne as condições físicas necessárias à admissão. “Acima de tudo, é de fundamental importância que o candidato goste muito de futebol, pois assim ele poderá se dedicar inteiramente à atividade, com possibilidades até de apitar partidas fora da região, se tornando um árbitro profissional", concluiu Rondinelly Garcia.
Italva Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário