Eleitores criaram perfis anônimos e pseudônimos para ofender candidatos opositores e propagar notícias falsas e negativas contra eles. Criadores podem ser penalizados com multa alta
A Justiça Eleitoral, através da 35ª Zona Eleitoral de São Fidélis, está investigando várias denúncias de propagação de fake news e propaganda negativa. Vários eleitores da cidade estão respondendo a processos e podem ser penalizados com multas altas. Eleitores criaram perfis anônimos e pseudônimos nas redes sociais, principalmente no Instagram, para ofender candidatos opositores e propagar notícias falsas contra eles.
Além de suspender o perfil, a Justiça Eleitoral trabalha para identificar os autores junto a Meta, proprietária do Facebook e do Instagram, para que a empresa forneça dados dos usuários das contas que tenham feito as publicações, para que os responsáveis sejam identificados com rapidez.
A empresa está fornecendo informações cadastrais de registros do usuários e de acesso como, números de IP com datas e horários GMT. A ação da Justiça Eleitoral tem o objetivo de coibir a desinformação e impedir a divulgação de fatos inverídicos ou gravemente distorcidos, que possam comprometer a integridade do processo eleitoral.
SFNoticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário