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terça-feira, 17 de março de 2020

HOMEM AMEAÇA MÃE E IRMÃO COM ARMA DE FABRICAÇÃO CASEIRA EM MIMOSO DO SUL

A arma foi apreendida e entregue na delegacia do município. O suspeito não foi localizado
A polícia militar apreendeu na manhã desta segunda-feira (16) uma arma de fogo de fabricação caseira, no Bairro Funil em Mimoso do Sul, no Sul do ES. Após um homem ameaçar a mãe e o irmão.
Segundo a polícia, as vítimas relataram que o suspeito J. C. S., estava ameaçando L. C. S. e sua própria mãe. Durante buscas no interior da residência, foi localizada no quarto do suspeito, atrás da porta, uma arma de fogo de fabricação caseira, e na parte superior do armário, esferas de chumbo, usadas como munição.
O suspeito não foi localizado pelos militares. A arma foi apreendida foi e entregue na Delegacia de Mimoso do Sul.

Rede M1

SAIBA COMO SACAR O ABONO SALARIAL QUE SERÁ LIBERADO NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA

Segundo a Caixa Econômica Federal, responsável pelo PIS, já foram pagos desde julho de 2019 R$ 12,85 bilhões até o mês de fevereiro
O pagamento do último lote do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), exercício 2019/2020, será liberado na próxima quinta-feira (19).
Para os trabalhadores nascidos em maio e junho poderão sacar o PIS. Já o Pasep, que é o abono para servidor público, o calendário é definido pelo dígito final do número de inscrição, e serão contemplados os com finais 8 e 9.
Apesar de ser o último lote, os trabalhadores terão até o dia 30 de junho deste ano para realizar o saque. Segundo a Caixa Econômica Federal, responsável pelo PIS, já foram pagos desde julho de 2019 R$ 12,85 bilhões até o mês de fevereiro. Restam ainda R$ 4,19 bilhões a serem recebidos pelos trabalhadores.
No Banco do Brasil, que faz o pagamento do Pasep, ainda estão disponíveis para saque cerca de 932 mil abonos, totalizando R$ 840 milhões.
Saiba quem pode receber o beneficio
Quem tem direito ao abono integral receberá R$ 1.045. Recebe o abono do PIS-Pasep (calendário 2019-2020) quem trabalhou registrado pelo menos 30 dias em 2018, com remuneração máxima mensal equivalente a dois salários mínimos na época, em média, e está cadastrado no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos.
Além disso, é preciso que a empresa em que trabalhava tenha enviado os dados corretos do trabalhador, por meio da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ao Ministério do Trabalho.
Veja o valor a receber por meses trabalhados
(Em R$)
Um mês: 88,00
Dois meses: 175,00
Três meses: 262,00
Quatro meses: 349,00
Cinco meses: 436,00
Seis meses: 523,00
Sete meses: 610,00
Oito meses: 697,00
Nove meses: 784,00
Dez meses: 871,00
Onze meses: 958,00
Doze meses: 1.045,00
Saiba como sacar
Quem possui o cartão cidadão pode fazer o saque em caixas eletrônicos da Caixa, Correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas. Quem não tem o cartão precisa procurar uma agência da Caixa e apresentar um documento oficial com foto.
Quem tem conta individual na Caixa pode ter o benefício depositado diretamente na conta, caso haja saldo acima de R$ 1.
O cotista do Pasep retira o abono nas agências do Banco do Brasil, com documento de identificação, e os que têm conta corrente no BB terão o dinheiro depositado na conta do banco.

Com informações do Portal R7! Redação Folha Vitória

ÁLCOOL GEL: PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE O PRODUTO

O item de higiene se tornou escasso em farmácias e supermercados após os casos do novo coronavírus
Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o álcool gel se tornou um dos itens higiene mais procurados em farmácias e supermercados por todo o Brasil. Por conta disso, os consumidores não têm encontrado facilmente o produto nos estabelecimentos e o preço também já sofre alterações.
Para esclarecer as dúvidas da população quanto ao uso do álcool gel e procurar alternativas para substitui-lo, a reportagem do jornal online Folha Vitória entrevistou o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo (CRF-ES), Dr. Luiz Carlos Cavalcanti.
FV: O álcool gel pode ser manipulado nas farmácias? Quais cuidados o consumidor deve ter nessa manipulação?
As farmácias manipulam esse produto para usar no estabelecimento. São utilizadas técnicas apropriadas para produzir o álcool gel. Em cada farmácia existe um farmacêutico responsável pela produção e o conselho fiscaliza. Quanto a isso, o consumidor pode ficar tranquilo.
FV: É necessário fazer estoque o produto?
A população precisa ter um pensamento coletivo. Não é necessário estocar o produto. Por exemplo, se você tiver uma grande quantidade de álcool gel e o seu vizinho não tiver, não adiantará de nada. O problema pode ser a falta das matérias primas no mercado e o aumento do preço desse material. 
FV: O álcool que não seja 60% ou 70% tem eficácia no combate?
Nos supermercados é comum encontrar o álcool 46%. A eficácia dele é menor, contudo, é melhor utiliza-ló do que ficar sem usar nada.
FV: Na falta do álcool gel, quais são alternativas que a população deve utilizar para evitar a contaminação?
O indicado é fazer uma boa assepsia com sabão de coco e detergente com duração de um minuto pelo menos. Lavar punho, dorso e palma da mão. Ter hábitos saudáveis de higiene, manter distância das pessoas e não compartilhar objetos são algumas medidas que podem evitar a contaminação.

Redação Folha Vitória

OPERADORA DARÁ BÔNUS DE INTERNET NO CELULAR POR DOIS MESES

Os bônus de internet nos planos de celular começarão a ser oferecidos automaticamente, nos próximos dias
A Telefônica, dona da marca Vivo, anunciou nesta terça-feira, 17, que dará bônus de internet no celular por dois meses para os seus clientes. A medida faz parte das ações da empresa em meio à pandemia de coronavírus. Em nota, a empresa diz que tem reforçado a capacidade de transmissão de dados de suas redes móvel e fixa e que "está preparada para este momento".
Na segunda, 16, a operadora já havia liberado canais de TV e, para clientes corporativos, isentou de cobrança na franquia de dados para uso de ferramentas colaborativas. Em nota, a empresa diz que a medida visa apoiar os brasileiros a desempenhar suas funções e realizar atividades de qualquer lugar durante a pandemia do Covid-19.
Os bônus de internet nos planos de celular começarão a ser oferecidos automaticamente, nos próximos dias, para os clientes ativos de planos pós-pagos e controle e nas ativações e renovações da promoção Vivo Turbo no pré-pago.
"As medidas seguem o propósito da marca de Digitalizar para Aproximar. Em momentos em que a distância física é recomendada, a Vivo, por meio da conexão, está atuando para atender a potencial demanda adicional que deve surgir", diz a empresa.
A empresa informa ainda que tornará a navegação no aplicativo coronavirus SUS gratuita para todos clientes de celular (pré e pós-pago). Os dados consumidos não serão descontados da franquia dos clientes.
Internamente
A Vivo mantém ainda um comitê de crise para atuar em ações relacionadas à covid-19. Para seus funcionários, a empresa diz que ampliou a possibilidade de trabalho remoto. Para funcionários vindos de qualquer país, mesmo sem sintomas, ou que tiveram contato com pessoas que chegaram do exterior, deverão ficarem esquema de home office por 14 dias.

Redação Folha Vitória

CORONAVÍRUS: ((VÍDEO)) POLICIA MILITAR DE BOM JESUS DO ITABAPOANA PEDE PARA POPULAÇÃO NÃO SAIR DE CASA

cena se repetiu no centro de Bom Jesus do Itabapoana nesta terça-feira (17) com uma sirene emitida a partir de uma viatura policial para chamar a atenção de quem estava no local.
Nos alto-falantes, uma gravação de um policial militar pede que as pessoas retornem para suas casas, para conter a disseminação do coronavírus. 
O alerta foi feito através da sirene da viatura, com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para que colaborem no sentido de combater a pandemia.
No momento do vídeo 1 (abaixo) a viatura da Policia Militar estava em frente ao Banco do Brasil na Avenida Tenente José Teixeira no centro de Bom Jesus do Itabapoana. No vídeo 2 a viatura esta em frente ao Supermercado Fluminense na Rua Aristides Figueiredo.

Blog do Jailton da Penha

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA REUNIÃO COM A POLÍCIA MILITAR, POLÍCIA CIVIL, CORPO DE BOMBEIROS E DEFENSORIA PÚBLICA PARA DISCUTIR MEDIDAS SOBRE O CORONAVÍRUS




A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã de hoje, 17 de março, uma reunião com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Defensoria Pública para discutir as medidas que serão tomadas sobre o novo COVID-19.
Na reunião, o Secretário Municipal de Saúde Edison Neto apresentou as autoridades diversas medidas adotadas pelo Governo do Estado que foram discutidas e analisadas se caso nosso município enfrentar esse novo vírus.
A Secretaria Municipal de Saúde Informa que até o presente momento não há casos confirmados ou suspeitos, porém, a secretaria continua conscientizando a população com informações que devem ser acatadas para que não haja possíveis problemas.
Ascom PMBJI

Blog do Jailton da Penha

APIACÁ: EX-PREFEITO BETINHO E EMPREITEIRAS SÃO CONDENADOS POR SUPERFATURAMENTO DE OBRAS


O ex-prefeito de Apiacá, Humberto Alves de Souza, o “Betinho”, e duas empreiteiras foram condenados pelo juiz da Vara Única de Apiacá, Evandro Coelho, por superfaturamento de obras. A sentença foi proferida nesta segunda-feira (16).
Segundo consta no Processo 0000136-90.2017.8.08.0005, Betinho e as empreiteiras teriam superfaturado as obras da Capela Mortuária e a praça da cidade, além da praça no distrito de Iuru.
Sustentou o Ministério Público Estadual que o valor total do superfaturamento levantado na análise para a obra da Capela Mortuária e praça é de R$ 15.529,09. Sobre a obra da praça do distrito de Iuru o superfaturamento foi de R$ 14. 557,47.
Ao analisar o processo, o magistrado reconheceu a prática de ato de improbidade “que importou em enriquecimento ilícito, que já engloba o dano ao erário e a vulneração dos princípios da Administração Pública” e julgou procedentes os pedidos formulados pelo MPES.
Betinho foi condenado por ato de improbidade administrativa tipificado no art. 10, “caput”, e art. 11, I, ambos da Lei n. 8.429/92, e foram fixadas as seguintes sanções: ressarcimento do dano de forma solidaria com as empreiteiras no valor de R$ 31.930,80; suspensão dos direitos políticos pelo período de cinco anos; multa civil no valor equivalente a uma vez ao valor do dano ao erário de forma em favor do município de Apiacá, devidamente corrigido; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos; e pagamento das custas processuais.
Por se tratar de condenação em primeira instância, o ex-prefeito e as construtoras poderão recorrer da decisão.
Por telefone, Betinho informou na manhã desta terça-feira (17), que ainda não teve conhecimento da decisão da Justiça. “Essa é uma condenação equivocada de primeira instância. 
Irregularidades apontadas no processo
Com apoio no Parecer elaborado pelo Centro de apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público, foi observado que os quantitativos de alguns serviços estavam superiores aos estimados com o projeto.
O laudo técnico do engenheiro nomeado por este juízo descreve de maneira detalhada como ocorreram o superfaturamento em ambas as obras (fls. 777/779):
Capela Mortuária Seguem abaixo os seguintes itens em questão:
1.0 Barracão para Almoxarifado
Não foram encontrados na vistoria qualquer resquício de barracão para almoxarifado, embora conste no boletim de medição o valor de RS 5605,95, ou seja, um superfaturamento de RS 5605,95.
1.1. Piso cerâmico 45×45
Observou-se no local que as medidas encontradas na Capela medidas de projeto, tendo uma área total de piso aproximadamente 83,00 m2, diferente do quantitativo total planilhado de 169,02 m2. Vale ressaltar que conforme descrito pelo MPES na planilha orçamentária, o custo unitário do serviço é de RS 95,39 /m2; sendo que na tabela do IOPES, o custo unitário correto é de RS 62,05 /m2. O valor de superfaturamento seria de RS 10.972,67.
1.2 Estrutura de madeira de Lei tipo Paraju ou equivalente para telha ondulada fibrocimento
Foi medido no local uma área de 75,75 m2, e na planilha constam 107,02 m2, sendo o custo unitário RS 71,71/ m2, resultando em um superfaturamento de RS 2.242,37.
1.3 Cobertura nova de telhas onduladas de fibrocimento 6’mm
Foi medido no local uma área de 75,75 m2 e na planilha constam 107,02 m2, sendo o custo unitário RS 42,96/ m2, resultando em um superfaturamento de R$ 1.343,36.
1.4 Estrutura de macieira de Lei tipo Paraju ou equivalente para telhado de telha cerâmica tipo capa e canal
Foi medido no local uma área de 47,02 m2 e foi planilhado 51,83 m2, sendo o custo unitário de R$ 155,03 /m2, resultando em um superfaturamento de R$ 745,76.
1.5 Telhado de telha cerâmica tipo capa e canal
Foi medido no local uma área de 47,02 m2 e foi planilhado 51,83 m2, sendo o custo unitário de R$ 111,86 /m2, resultando em um superfaturamento de R$ 538,05.
Pela análise apresentada acima constatou-se um superfaturamento na capela de R$ 21.448,16.
Praça de Iuru
1.0 Barracão para Almoxarifado
Quanto ao barracão para almoxarifado (Canteiro), segundo moradores, não foi colocado na praça nenhum tipo de Barracão. Foi relatado por moradores e pelo proprietário de uma casa (figura 1) próxima a Praça que a mesma em questão foi locada pela empresa em um período de 3 meses no valor de RS 250,00 reais mensais, o proprietário do imóvel locado, informou que a empresa não pagou o aluguel e as contas de luz e água do imóvel neste período, foi relatado pelo proprietário que a alimentação dos operários era fornecida por eles e também não conseguiram receber os valores deixados pela empresa. Vale ressaltar que o Proprietário do imóvel, tem em sua posse dois cheques nos valores de R$ 3.500,00, totalizando um valor de R$ 7.000,00, em que ele alega ter recebido dos proprietários da empresa, imagens do cheque em anexo. O proprietário do imóvel nos relatou que um dos cheques não tinha fundo e o outro eles avisaram para não depositar, pois também não tinha fundo. O serviço planilhado foi de R$ 5.979,68.
Imóvel Alugado para depósito de ferramentas. 
1.1 Tapume telha metálica
Por relatos de moradores, o espaço cercado por tapume seria do espaço reservado para academia até a divisa com a rua, após o pergolado, o que compreenderia a um perímetro de próximo ao planilhado.
Locação de obra com Gabarito de Madeira
Foi medido uma área na construção de RS 360,19 e foi área de 424,20 m2, com um custo unitário de 10,54 m superfaturamento de R$ 674,66. 
1.3 Lastro de regularização de concreto não estrutural 
Foi medido no local uma área de lastro de concreto de 11 planilhado foi de 162 m2, sendo o custo unitário de 46,40 /rrj superfaturamento de R$ 2.086,60.
1.4 Piso cimentado liso
Foi medido no local uma área de piso cimentado liso 11 planilhado foi de 162 m2, sendo o custo unitário de 38,73 /m superfaturamento de R$ 1.741,69.
1.5 Banco de concreto armado aparente com apoios de madeira
Pode-se observar no local que os Bancos especificados em projeto não são os mesmo no local, sendo bancos de madeira com apoios de ferro e não de concreto armado.
1.6 Pintura com tinta esmalte sintético, inclusive branco nivelador, em madeira a duas demãos
Pode-se observar no local que muitos elementos de madeira na praça, não foram aplicados com esmalte sintético, ou seja, muitos elementos de madeira estão sem a proteção do esmalte sintético, encurtando o tempo para manutenção. Imagem ilustrada em anexo.
Pela análise apresentada acima constatou-se um superfaturamento na Praça de Iuru foi de R$ 10.482,64.
Nota: 
Na perícia da Capela Mortuária e da Praça de Iuru foram analisados os Projetos Arquitetônicos e observou-se no local que há divergências na execução, tendo diferenças de medidas e de materiais. Está em anexo croquis com as dimensões medidas da praça e da capela na data da perícia’.
Veja a decisão da Justiça





Aqui Noticias

CORONAVÍRUS- BOM JESUS DO NORTE PROMOVE CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO NAS ESCOLAS






Lavar as mãos com frequência, evitar beijinhos, abraços e aperto de mão são algumas medidas importantes para evitar a transmissão do Coronavirus. Essas dicas e varias outras foram trabalhadas de forma didática com alunos da Rede municipal de Educação de Bom Jesus do Norte. A campanha foi feita nesta segunda-feira (16/03) por equipes da Secretaria Municipal de Saúde que foram até as escolas falar sobre os perigos do Coronavirus e como prevenir o contágio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a proposta foi trabalhar as informações com as crianças e os profissionais que atuam nas unidades, buscando incentiva-las a reproduzir essas informações com suas famílias.
“As crianças são curiosas, perguntam bastante e isso é muito bom, pois elas levam essas informações até os pais, nos ajudando na conscientização e prevenção”, destacou a enfermeira Daniele Pimenta, que atua na unidade Estratégia Saúde da Família(ESF) do bairro Silvana, e que esteve interagindo com os alunos da Escola municipal Minervina da Silva Araújo.
Ascom PMBJN

Blog do Jailton da Penha JDP

ÔNIBUS VÃO PARAR DE CIRCULAR SENTIDO INTERIOR X REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO E VICE-VERSA

O Detro-RJ (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro) publicou uma portaria para tentar conter o contágio do novo coronavírus no estado. A partir de agora, os ônibus regulares (de linha), fretados e transporte complementar não realizarão mais viagens da Região Metropolitana do Rio para as outras cidades do Estado. Da mesma forma, ônibus do interior do Estado, não poderão mais entrar na Região Metropolitana do Rio.

A recomendação é da Secretaria Estadual de Saúde para impedir que o contágio do novo coronavírus se espalhe da capital para o resto do Estado. O transporte intermunicipal dentro da Região Metropolitana continuará sendo realizado. Um decreto publicado pelo governador Wilson Witzel determina que os passageiros devem ser transportados somente sentados e que os ônibus devem operar com 50% da capacidade. A medida também visa evitar o contágio do novo coronavírus.
O governador também cancelou o passe livre dos estudantes. A orientação é que todos fiquem de quarentena. “Ontem, estudantes foram à praia”, justificou o governador em entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo.

Fonte: O Dia

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE BOM JESUS DO ITABAPOANA - CONVOCAÇÃO EM VIRTUDE DAS DESISTÊNCIAS

CONCURSO PÚBLICO 2019 - PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DO ITABAPOANA/RJ 02 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 03/2020 - EM VIRTUDE DAS DESISTÊNCIAS
A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana divulga o edital de convocação nº03/2020 Concurso Público - Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana 02/2019.
Para mais informações, acesse o site oficial da Prefeitura Municipal.
DÚVIDAS E MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria Municipal de Administração e Planejamento
Rua José Alberoni, 100 - Centro - Bom Jesus do Itabapoana/RJ
(22) 3831-4525
Ascom PMBJI

Blog do Jailton da Penha JDP

PREFEITURA DE CAMPOS, SUSPENDERÁ EXPEDIENTE EXTERNO E ATENDIMENTO PRESENCIAL

Prefeitura de Campos, RJ, suspenderá o expediente externo e o atendimento presencial de servicos nesta quarta-feira — Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos
Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos
A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, suspenderá o expediente externo e o atendimento presencial entre esta quarta-feira (18) e 31 de março.
A medida consta em decreto, publicado em edição suplementar do Diário Oficial desta segunda-feira (16), e faz parte de uma série de procedimentos tomados no enfrentamento ao coronavírus.
O documento determina também afastamento e tratamento de qualquer servidor público, incluindo contratados, que apresentar sintomas respiratórios ou febre. Estabelece o serviço home office para funcionários de grupo de risco, nos casos em que isso é possível.
E ainda, a exemplo do já adotado pelo Governo do Estado, suspende temporariamente férias, licença sem vencimento e licença prêmio dos profissionais da Saúde, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social.
Durante este período, fica suspenso o registro de jornada por meio do ponto biométrico. O controle será por meio escrito, realizado pelo setor de recursos humanos de cada órgão.
Na última sexta (13), o muniicípio publicou um primeiro decreto também relativo ao coronavírus, estabelecendo uma série de medidas.
De acordo com o decreto, funcionarão, apenas, estes órgãos: Secretaria municipal de Saúde, Fundação Municipal de Saúde, Defesa Civil, Guarda Civil e Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social), e, ainda, Superintendência de Posturas e Procon.
A forma de funcionamento será regulada por cada órgão.
No caso do Procon, ele funcionará exclusivamente para a fiscalização de mercados, supermercados, drogarias e afins, para coibir a possibilidade de aumento excessivo no preço de álcool em gel e similares, além de medicamentos inerentes aos sintomas do coronavírus. Também não haverá abertura ao público do Jardim São Benedito, Horto Municipal e Cidade da Criança, e equipamentos públicos.
Tributos — Todos os tributos municipais que vencerem entre 18 e 31 de março serão automaticamente prorrogados para que o vencimento recaia em sete dias após o retorno do expediente.
Home office — Servidor público ou contratado por empresa que presta serviço para o Município deverá atuar exclusivamente em regime de trabalho à distância nos seguintes casos: gestantes; maiores de 60 anos; pacientes oncológicos e imunocomprometidos, aqueles que tenham retornado de viagem internacional nos últimos 14 dias. Aquele servidor com sintomas mais graves passa a ser considerado caso suspeito, com adoção dos protocolos pertinentes.
Mudanças — Para auxiliar no combate ao coronavírus, o secretário de Saúde está autorizado a fazer relotação dos profissionais da saúde para fim de atendimento das demandas.
Cirurgias — Ficam suspensas as cirurgias eletivas na rede própria e contratualizada, com exceção das cirurgias oncológicas e cardiológicas.
Ambulatórios — O funcionamento dos ambulatórios da rede da secretaria de Saúde e Fundação Municipal de Saúde também está suspenso por 15 dias.
Recadastramento — Temporariamente está suspenso o recadastramento dos servidores públicos aposentados. O calendário será retomado após o fim das medidas de prevenção.

G1/Norte Fluminense

DOM FERNANDO RIFAN PEDE QUE IDOSOS PERMANEÇAM EM CASA E ACOMPANHEM AS MISSAS PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO


Foto:Rádio Natividade
O Bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianey, dom Fernando Rifan, emitiu nota com instruções e recomendações de prevenção ao covid-19. No documento distribuído às paróquias, o líder dispensa, neste período os católicos da obrigação de participação nas missas de domingo e dias de preceito, clamando que os idoso, procurem se manter dentro de suas casas, assistindo as celebrações através dos meios de comunicação católicos e realizando a “Comunhão Espiritual”. Já aqueles que decidirem pela participação presencial nas igrejas, que mantenham distância prudente uns dos outros, conforme indicam as autoridades sanitárias.

Da Redação da Rádio Natividade

DETRAN.RJ DIVULGA PLANO DE CONTINGENCIAMENTO PARA ENFRENTAR A DISSEMINAÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS

Resultado de imagem para DETRAN.RJ DIVULGA PLANO DE CONTINGENCIAMENTO PARA ENFRENTAR A DISSEMINAÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS
Foto:Reprodução
Para diminuir os riscos de propagação do novo coronavírus, o Detran.RJ preparou um plano de contingenciamento que altera a rotina operacional e de atendimento ao público do departamento. A direção frisa que nenhuma situação põe em risco prazos ou serviços para a população, incluindo os casos de urgência na emissão de documentação.
Conforme o plano de Contingência determinado pelo presidente Antonio Carlos dos Santos, e que foi publicado no DO de segunda-feira (16), os agendamentos diários serão reduzidos à metade para os serviços de identificação civil, habilitação e veículos, a partir do dia 20 de março. A medida valerá por quinze dias. Além disso, os exames de habilitação e ações de fiscalização da Operação Detran Seguro serão suspensos pelo mesmo período de 15 dias, também a partir do dia 16.
“Não vamos parar completamente os serviços, mas o atendimento será reduzido, a fim de diminuir o número de pessoas em nossas unidades e evitar aglomerações, conforme orientação do governador Witzel. É uma situação de precaução e estamos agindo em relação a isso. Para aqueles que tiverem urgência na emissão de documentos, basta ligar para o teleatendimento e informar essa condição que serão atendidos com a devida celeridade. Porém, é obrigatória a comprovação da emergência. Por exemplo, a passagem que comprova a viagem.”, explicou o presidente Antonio Carlos dos Santos.
Os telefones do teleatendimento são: 3460-4040 ou 3460-4041 para a Região Metropolitana e 0800-020-4040 ou 0800-020-4041 para o interior. O Detran também dará prioridade de atendimento para as CNHs que estão perto do vencimento.
Outro ponto decidido para evitar superlotação nas unidades é que a retirada de documentos de habilitação passará a ser feita com 50 senhas distribuídas nas unidades em três horários: às 8h, 12h e 14h. Atualmente o procedimento é realizado sem agendamento e por ordem de chegada.
Os serviços de Licenciamento Anual serão realizados apenas para quem está com o prazo vencido – ou seja, somente os referentes aos anos de 2019 ou anteriores. Os de 2020 estão suspensos, inclusive o licenciamento para os finais de placa 0, 1 e 2 que já está sendo prorrogado de 30 de abril para 30 de maio. Os agendamentos referentes ao licenciamento anual de 2020 que já foram feitos pelos proprietários de veículos serão remarcados automaticamente pelo Detran, sem necessidade de reagendamento por parte do usuário.
Em função da alteração do atendimento, o Detran também está suspendendo a aplicação da multa administrativa do artigo 233 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) nas transferências de propriedade realizadas com mais de 30 dias da venda. Os demais serviços referentes à diretoria de Vistoria, que já estiverem marcados, serão atendidos.
O agendamento de serviços no Detran.RJ também será remodelado. O teleatendimento cuidará somente das marcações de perícia médica, Certificados de Segurança Veicular (CSV), atendimentos de urgência e SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Os demais serviços serão agendados exclusivamente pelo site (www.detran.rj.gov.br).
O plano do Detran.RJ também aumenta por 30 dias os prazos de vencimento para vistoria de veículos, RENACH e CRLV, podendo ser renovados por igual período. As vistorias de caminhões deixarão de ser realizadas em todas as unidades e palestras e blitzes educativas serão suspensas por 15 dias, assim como os cursos especializados e outras atividades coletivas na Escola Pública de Trânsito. As autoescolas, centros de ensino e clínicas serão orientadas e suspenderem suas atividades pelo mesmo período.
Os serviços referentes ao andamento de autos de infração e aplicação de penalidades de multa, suspensão do direito de dirigir e cassação da CNH, inclusive os prazos de defesa prévia, recursos de 1ª e 2ª instâncias, bem como de entrega e bloqueio de CNH, ficarão suspensos por 30 dias, contados a partir desta segunda, 16 de março. A Central de Recursos não abrirá novos processos durante o período de contingência.
Em decorrência da suspensão dos serviços, os prazos para impetrar as devidas defesas e questionamentos por parte dos usuários também ficarão suspensos, não havendo, assim, qualquer prejuízo à população. O período voltará ser contado a partir do retorno à rotina de trabalho, que iremos informar no devido prazo.
O Detran.RJ reforça que a abertura de processos será feita exclusivamente no Protocolo que funciona no prédio-sede. As outras sete unidades ficarão fechadas neste período de contingência. No edifício-sede, a força de trabalho será reduzida em 50%. O atendimento na Ouvidoria será realizado exclusivamente online, pelo endereço http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=14&tipo=ouvidoria_email. Já em relação à força total de trabalho, todos os idosos, gestantes e imunodeprimidos serão colocados em home-office. Os cursos, palestras e demais atividades internas destinadas aos funcionários serão suspensas por 15 dias.
Ascom/Detran.RJ

Blog do Jailton da Penha-JDP

PANDEMIA DE CORONAVÍRUS TORNA CAMPOS "CIDADE FANTASMA"

Quem teve a oportunidade de passar pelo Centro de Campos na manhã desta terça-feira (17) viu a verdadeira "cidade fantasma" que o maior município do interior do Estado se tornou. A pandemia de coronavírus esvaziou o Calçadão, local de grande movimento em dias de expediente normais. A vendedora Thalia Pixoline destaca que nem em dias que antecedem o Carnaval, a cidade fica desta forma. "Nunca vi a cidade dessa maneira. Em geral, nos dias que antecedem a folia, o Centro de Campos fica vazio mesmo, mas não dessa forma. Está sendo deprimente vir trabalhar", disse a vendedora. 
E como não há nada tão ruim que não possa piorar, de quebra, ainda faltou energia no Centro nesta manhã, como destacou a vendedora. "Não bastasse vir trabalhar e não ter movimento, ainda temos que ficar no serviço sem luz", ressaltou. 
Nesta segunda-feira (16), a exemplo de outras cidade do país, a Prefeitura de Campos suspendeu o expediente externo e o atendimento presencial a partir desta esta quarta-feira (18) e 31 de março. A medida consta em decreto, publicado em edição suplementar do Diário Oficial desta segunda-feira (16), e faz parte de uma série de procedimentos tomados no enfrentamento ao coronavírus. O documento, assinado pelo prefeito Rafael Diniz, determina, também, afastamento e tratamento de qualquer servidor público, incluindo contratados, que apresentar sintomas respiratórios ou febre. Estabelece o serviço home office para funcionários de grupo de risco, nos casos em que isso é possível. E ainda, a exemplo do já adotado pelo Governo do Estado, suspende temporariamente férias, licença sem vencimento e licença prêmio dos profissionais da Saúde, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social.
Durante este período, fica suspenso o registro de jornada por meio do ponto biométrico. O controle será por meio escrito, realizado pelo setor de recursos humanos de cada órgão.

Noticia Urbana

ELEITORES QUE DEIXARAM DE FAZER A BIOMETRIA NÃO TERÃO O TÍTULO CANCELADO NESTE ANO NO RIO

Notícia - Eleitores que deixaram de fazer a biometria  não terão o título cancelado neste ano no Rio
Foto::Reprodução
O título dos eleitores do estado do Rio de Janeiro que deixaram de realizar a biometria não será cancelado neste ano. Aprovada por unanimidade pelo Colegiado do TRE-RJ na sessão desta segunda-feira (16), a medida foi proposta pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Cláudio dell'Orto. Com a decisão, o TRE-RJ procura dar tranquilidade aos eleitores, evitando que eles compareçam aos postos eleitorais de atendimento neste período de restrições impostas pela tentativa de evitar o contágio em massa pelo coronavírus (Covid-19).
Ainda no início desta segunda-feira (16), o Tribunal já havia anunciado a suspensão do atendimento presencial ao público no período de 16 a 20 de março. Casos emergenciais podem ser atendidos, mas para isso, o eleitor deve entrar em contato telefônico diretamente com a zona eleitoral e comprovar a situação que justifica a urgência. Os telefones estão disponíveis no site oficial do TRE-RJ.
Ascom/TRE-RJ

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GOVERNO DO ES RECOMENDA QUE PESSOAS COM VIROSES GRIPAIS SE AFASTEM DO TRABALHO

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), publicou no Diário Oficial do Espírito Santo desta terça-feira (17) a Portaria 036-R, que estabelece protocolo clínico para síndromes respiratórias gripais.
Dessa forma, os pacientes que forem diagnosticados com qualquer síndrome gripal, independentemente de confirmação laboratorial, deverão receber recomendação expressa para permanecerem em isolamento domiciliar por 14 dias, sendo expedido o atestado para afastamento de atividades laborais ou escolares.
No final da tarde desta segunda-feira (16), o governador Renato Casagrande falou em suas redes sociais sobre a publicação desta Portaria. Segundo ele, a recomendação é diminuir a circulação e o contato das pessoas, frisando que os cuidados com a higienização devem ser sempre mantidos.
“Estamos recomendando que as pessoas que estão com virose respiratória que, por prescrição médica, independentemente de estar com coronavírus ou qualquer outro tipo de virose, se recolham por 14 dias, como é definido no protocolo. Se não tiver situação grave, que fique em casa, e se for necessário procurar a unidade de saúde, que procure, mas que fique afastada com prescrição médica. Isso vai ser uma portaria para a gente dar base aos trabalhadores que precisarem se afastar mesmo não tendo o teste positivo para coronavírus. Uma pessoa com virose está mais susceptível, fragilizada, e essa portaria dará ao trabalhador essa condição de que, por prescrição médica, ele poderá se afastar, podendo ficar isolada por até 14 dias”, disse o governador.
As recomendações estabelecidas foram postas em virtude do surto do novo coronavírus (Covid-19), seguindo o Decreto Estadual 4593-R, de 13 de março de 2020, que declarou estado de emergência em saúde pública no Espírito Santo e estabeleceu medidas sanitárias e administrativas para prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos decorrentes da situação. Também foram levados em consideração a confirmação de oito casos no Espírito Santo.
As medidas serão válidas durante o estado de emergência de saúde pública estadual.

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ÁLCOOL GEL SOME DAS PRATELEIRAS DE FARMÁCIAS E SUPERMERCADOS NAS CIDADES DO INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO

O avanço dos casos de coronavírus no Brasil e no Espírito Santo fez com que o álcool em gel sumisse das prateleiras, mesmo em localidades onde não há confirmação de casos da doença. Em Venda Nova do Imigrante, o produto não é mais encontrado nos supermercados. Segundo alguns comerciantes, há previsão de chegada nos próximos dias, mas eles não sabem precisar a data.
A diarista Simone Catarina Rangel Rodrigues conseguiu adquirir dois frascos na cidade vizinha, em Conceição do Castelo. “Tinham apenas dois e decidi comprar, mesmo sem casos confirmados aqui na região. Aqui em Venda Nova não encontrei nem nos supermercados nem nas farmácias”, comenta.
A caixa de um dos supermercados da cidade, que preferiu não ter o nome divulgado, disse que os comércios não contavam com uma demanda tão alta. “Normalmente compramos quatro, cinco caixas. E essa quantidade é suficiente para o mês. Mas, com o coronavírus, alguns clientes vieram e compraram quase todo o estoque”, relata.
Em Venda Nova, há um caso suspeito da doença. O resultado do exame que vai confirmar, ou não, a infecção, estava previsto para sair na tarde desta segunda-feira (16). No entanto, segundo o prefeito do município, Paulo Mineti, o documento ainda não foi liberado pela Secretaria de Estado da Saúde. Ele informou ainda que, assim que sair o resultado, a população será informada.

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VENHA CORRENDOOOOO...ELETROCENTER BOM JESUS DO NORTE

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