Páginas

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

DOMINGOS MARTINS CANCELA O BRILHO DE NATAL E OS FESTEJOS DE RÉVEILLON

A Prefeitura de Domingos Martins divulgou comunicado, nesta quarta-feira (28), que devido a crise econômica, a administração decidiu cancelar a realização do Brilho de Natal e os festejos de Réveillon.

De acordo com o comunicado, a administração pública entende a importância e tradição do Brilho de Natal para a cidade, mas por conta do contexto econômico, o posicionamento é consciente e a decisão de rever o calendário de eventos é condizente com o período de atenção econômica em todo o Brasil.
A realização do Brilho foi considerada inexequível, uma vez que, após levantamento, os valores praticados sobre os itens de decoração e iluminação sofreram impacto direto no custo por conta da alta do dólar. A prefeitura não dispõe de recursos próprios para tal finalidade e não houve êxito nas tentativas de captação de patrocínios.
Foi preciso reavaliar as prioridades de gastos em todo o setor público, também com medidas internas para corte de gastos e materiais. No momento, não haverá subtração de serviços essenciais à população, como saúde, educação e infraestrutura.
O órgão destacou também que desde abril, medidas de redução de despesas já vem sendo adotadas. Houve, inclusive, modificações no planejamento da programação anual de eventos. No tocante às festividades, a decisão de enxugar os investimentos objetiva o atendimento às demais demandas do setor turístico com ações permanentes de manutenção de nossa cultura, como o apoio a manifestações culturais, além de investir no trabalho de fomentar o turismo perene que vai além das festas e eventos.
Deste modo, a prefeitura optou pela não realização da Vila Caipira, Semana Cultural e do Brilho de Natal neste ano. O Festival de Inverno e a Blumenfest foram realizados com menor custo. Os apoios a festas de comunidades também estão suspensos até o fim do ano. O objetivo é não comprometer o fechamento financeiro da Prefeitura, diante do cenário econômico.
A Prefeitura comunicou ainda que, para o próximo ano, a estratégia de aplicação dos recursos em eventos está sendo revista, pois o orçamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para 2016 teve redução de 18,7% em relação ao ano de 2015.

Folha do ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário