A Escola Municipal Coronel Luiz Vieira, situada no distrito de Calheiros em Bom Jesus do Itabapoana, classificou-se para a etapa nacional do projeto “Ministério Público do Trabalho na Escola 2015 - De mãos dadas contra o trabalho infantil”. A escola obteve vaga na decisão depois de se tornar a vencedora em duas categorias na fase estadual.
Os trabalhos que conseguiram o prêmio de melhor do Estado do Rio foram “A infância explorada é uma infância sem cor” - categoria pintura - do aluno Marcos Ueiglas Oliveira, com orientação da professora Elizabeth Alves dos Santos; “Mas que castigo!” - categoria música - dos alunos Carlos Eduardo Carreiro, Pamela Cristina, Laureano Gomes, Inácio Magalhães Neto, Daniel César da Rosa, Eduardo Jacomini, Estanislau Kóstica e Elida de Almeida, orientados pela professora Marielle Graciliana da Silva. Em ambos os casos a diretora foi Giselle Montovaneli de Souza.
Bom Jesus também foi representada na categoria conto e poema. O trabalho que participou da disputa estadual foi “A vida de um jovem trabalhador”, do aluno Jorge Felipe Moreira da E. M. Luiz Tito de Almeida (Rosal), sob orientação da professora Lívia Muniz e da diretora Valéria de Resende Araújo.
Os alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental da rede municipal foram convidados a inscrever seus trabalhos depois de serem conscientizados sobre o assunto com palestras e debates. O trabalho durou todo o ano letivo. A E. M. Ottilia Vieira Campos (bairro Santa Rosa) também participou da fase estadual:
- A escola deve falar desse assunto desde cedo, para as crianças e adolescentes entendam que seus direitos são estudar e brincar. Trabalho é para os adultos e nosso objetivo e fazer com que os jovens cheguem lá formados e conscientizados, finalizou a secretária de Educação Silvia Elena Almeida da Costa Linhares.
Ascom
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário